sábado, 30 de março de 2002


GAROTA INTERROMPIDA (Girl, interrupted):
Suzanna Kaysen (Winona Ryder) é uma jovem que muitos considerariam "anormal". Gosta de ficar por aí, pelas "nights", sem responsabilidades, sem um "parceiro fixo" em suas noitadas de sexo... Sem perspectivas quanto ao seu futuro... Opa! Esqueci um detalhe: Esta história se passa nos anos 60. Daí, o comportamento de Suzanna ser considerado anormal. Hoje em dia, tudo isso é muito natural... Faz parte da vida de qualquer jovem. Um dia, Suzanna tenta se matar com uma overdose de analgésicos. Seus pais, preocupados obviamente, tomam a decisão de interná-la em uma instituição para doentes mentais. Durante sua estadia, conhece várias garotas, internadas por problemas diversos, que tornam-se suas amigas. Cada uma com uma história diferente. Uma sofrre de anorexia, outra é compulsiva... Ainda temos a personagem de Angelina Jolie, Lisa Rowe, a sociopata que vira sua melhor amiga. Obviamente que Suzanna não se conforma em ficar trancafiada na instituição. Para passar o tempo, além de aprontar com as "loucas", escreve um diário. E a partir daí, ela começa a descobrir-se melhor. Aliás, esta é a melhor parte do filme... As conversas sobre os problemas de cada uma das personagens; as explicações de cada uma para agirem de tal forma; as conversas com médicos e enfermeiras. Eu adoro este tipo de coisa pq gosto muito de psicologia. Estudar a mente humana, pra mim, é fascinante... Assim que comecei a assistir este filme, outro veio a minha mente: o brasileiro "Bicho de Sete Cabeças"... Mas logo depois esta lembrança passou. Os dois não são assim tão parecidos. Em comum, somente o fato dos seus protagonistas serem internados por seus pais. As causas das internações são diferentes. As situações que Winona Ryder e Rodrigo Santoro passam em seus respectivos filmes, são bem diferentes. O tratamento do roteiro é diferente (enquanto o filme brasileiro é obviamente realista, o americano traz um "final feliz"). Muitas pessoas recomendaram "Garota interrompida". Eu gostei muito. Mas só até um certo ponto. Acho que o problema é que assisti a "Bicho de sete cabeças" primeiro. Gostei mais do filme brasileiro. Não conheço as instituições mentais dos EUA, mas aquilo ali mais parecia um hotel de veraneio... O filme é baseado numa história real, mas acho que muita coisa deve ter sido amenizada ali. Afinal é Hollywood, né? Tudo tem q ser mais "colorido"... Acho q terei que ler o livro pra saber se era desse jeito mesmo a tal da instituição. Fica muito mais difícil escrever sobre uma história real. Porque estamos falando de coisas q muito provavelmente aconteceram. Mas mesmo assim, vou me arriscar... Achei que o filme apelou muito a partir do suicídio de Daisy Randone (Brittany Murphy). Ok... Até pode ter acontecido um "estalo" na mente de Suzanna, e ela tenha mesmo se esforçado para se "curar". Mas achei muito estranho o que aconteceu com a personagem da Angelina Jolie (a Lisa). De repente, de uma das "good-girls" do filme vira a vilã? A antagonista de Suzanna??? Como assim??? O comportamento de Lisa frente a morte de Daisy é completamente natural, já q ela é uma sociopata. Ela não tá nem aí mesmo... Até aí, tudo ok. Mas aquela lição de moral que a faz chorar quase no fim do filme foi demais pra mim. Será q ela gostava tanto da amiga Suzanna q, depois de ouvir certas verdades, começou seu processo de cura-milagrosa???? Ela já estava lá na instituição há anos, sem perspectiva de cura! Sei não... Isso ficou mal contado... Tô meio desconfiada de que isto é mais um daqueles finais "cor-de-rosa"... Ok, ok! Talvez eu esteja ficando pessimista... Eu devo acreditar mais nos sentimentos e nas pessoas, blá, blá, blá... Mas até q eu consiga deixar de ser pessimista, esse final de filme não desce pela minha garganta... E tem outra coisa que eu não entendi... Por que Suzanna retorna pra clínica (após a morte de Daisy) sedenta por sua "cura"? Cura entre aspas, porque ao meu ver, ela estava mesmo era confusa com toda a pressão que estava recebendo (o q vai ser qdo crescer? Q faculdade vc vai fazer?)... Não estava doente... A instituição liberou Daisy mesmo sabendo do q se passava com ela. Eles sabiam q ela não estava curada. E mesmo sabendo disso, Suzanna vai procurar a salvação em um local que, de certa forma, ajudou a tragédia acontecer? Sinceramente, eu não confiaria num lugar desse... Aliás, este seria o último lugar onde procuraria refúgio e cura... Ok, ok! Esta sou eu... *rs*... Chega de especular... Fora estes detalhes, na média, gostei muito do filme...

Melhor frase do filme: "Eu não queria me matar. Só me livrar do sofrimento." (Winona Ryder)

GAROTA INTERROMPIDA (Girl Interrupted) - 1999 - Gênero: Drama - Direção: James Mangold // Winona Ryder, Angelina Jolie, Woopy Goldberg, Jared Leto, Vanessa Redgrave, Brittanny Murphy. (02/11/2001)

Nenhum comentário: