sábado, 25 de janeiro de 2003

CABO DO MEDO (CAPE FEAR):

Há muito tempo estou tentando ver este filme e finalmente consegui. Adoooooooooooooro filme de suspense, e pelo que tinha ouvido por aí, este era maravilhoso. Fora o fato de que sou fã de Robert De Niro... O cara é MUITO BOM! Ultimamente eu não entendo as escolhas cinematográficas que ele vem fazendo, com uma carreira tão brilhante e consolidada. Talvez o problema seja a falta de criatividade nos roteiros. Só sei q ando me assustando com alguns filmes estrelados por ele. Alguns até bem legais. Mas sinceramente não dá pra entender... Será q ele quer fugir do esteriótipo de valentão e psicopata?
De qualquer forma, Cabo do Medo é imperdível! Se tiverem a oportunidade q tive de vê-lo, não dispense. Mesmo que seja dublado e picotado pelos canais de TV aberta. Foi assim que eu vi.
Samuel Bowden (Nick Nolte) leva uma vidinha muito pacata e comum com sua mulher Leigh (Jessica Lange) e sua filha adolescente Danielle (Juliette Lewis). Ele é um advogado. Sua vida é bem chata e parada. Isto até Max Cady (Robert De Niro) sair da prisão jurando vingança contra Samuel. Anos atrás, enqto era promotor público, Samuel defendeu o caso de Max, um psicopata/estrupador/fanático religioso q acabou indo preso neste época. Max, assim que sai da prisão, decide perseguir seu ex-advogado e família em busca de vingança. Ele acredita piamente que seu advogado escondeu provas q o podiam livrar da prisão e não as mostrou. A perseguição a Samuel é implacável! Mas não contarei aqui o q ele faz... Assistam e se espantem! :-O
Sinceramente, se Robert De Niro está cansado de fazer filmes de psicopatas eu até entendo. Afinal, muitos atores gostam de mostrar toda sua capacidade. Mas o cara é O melhor neste tipo de personagem. Você passa o filme inteiro tensa com as armações de Max para concretizar sua vingança. Muitas vezes me peguei até morrendo de medo assistindo ao filme. Max é incansável e persistente. Essa é a chave para o show de De Niro.
Não que os outros atores estejam ruins. Eles representam bem a "clássica família chatinha americana problemática". Mas o espetáculo aqui com certeza é de Robert De Niro, que "pra variar" cumpre muito bem (aliás, além das expectativas) o seu papel. Maravilhoso! Nota: 9.
Melhor frase do filme: "Eu sou como Deus, e Deus é como eu. Eu sou tão grande quanto Deus, e Ele é tão pequeno quanto eu. Ele não pode estar acima de mim, nem eu estou abaixo dele. Selatius, Sec. XVII." (Max Cady - Robert De Niro)
CABO DO MEDO (Cape Fear) - 1991 - Gênero: Suspense - Diretor: Martin Scorsese // Nick Nolte, Juliette Lewis, Robert De Niro, Jessica Lange.

Nenhum comentário: