terça-feira, 19 de maio de 2009

LINHA DE PASSE (Idem):
São Paulo, Bairro Líder. Uma comunidade carente de São Paulo. Este é o pano de fundo para o filme Linha de Passe, de Walter Salles e Daniella Thomas. Ele mostra a vida de uma família muito peculiar e, ao mesmo tempo, muito comum nestas regiões de pobreza. Uma mãe sozinha comanda seus quatro filhos e ainda espera um quinto. Esta é a realidade da maioria das famílias pobres brasileiras.

Cleusa (Sandra Coverloni) é a mãe que trabalha duro como empregada doméstica e que precisa manter seus filhos na linha. Sua maior paixão é o Corínthians. Como única mulher e figura materna e paterna, ela corta um dobrado para criar e guiar seus quatro filhos de pais diferentes. Denis (João Baldasserini) é o mais velho. Ele é motoboy e tem um filho pequeno que ajuda a criar. Dinho (Geraldo Rodrigues) é o segundo e trabalha como frentista. Tem um passado misterioso e desabonador. Hoje, arrependido, frequenta uma igreja evangélica. Dario (Vinicius Oliveira) está prestes a completar 18 anos e vive um dilema. Ele sonha em se tornar jogador de futebol profissional. Enfrenta várias “peneiras” de clubes, é bom de bola, mas não consegue uma chance. Coisa muito comum para milhares de brasileiros. Agora, chegando a maioridade, ele acredita que suas chances de ser escolhido por um olheiro diminuíram. Reginaldo (Kaique Jesus Santos) é estudante e o filho mais novo - enquanto o bebê não nasce. É o mais solitário dos filhos de Cleusa. Seu sonho é descobrir quem é seu pai. A única coisa que ele sabe é este é motorista de ônibus. Passa seus dias andando de uma linha a outra dos coletivos de São Paulo, imaginando qual motorista é o seu pai.

Linha de passe é uma história muito real. A luta diária por emprego, a vida sem perspectivas, os sonhos frustrados, a ausência de figura paterna etc. são problemas comuns na vida de muitos brasileiros das camadas mais pobres. Cleuza e seus filhos vivem o dia-a-dia sem grandes sonhos. O único que sai desta característica é Dario, que quer ser jogador profissional e mudar de vida. Os outros filhos vivem no limiar entre o que é certo e o que é errado. O que deve ou não ser feito.

É um filme muito sensível e comovente. As atuações estão irrepreensíveis. Sandra Coverloni é destaque no papel da mãe forte, dura, batalhadora e que ama seus filhos. Por isso é tão questionadora e se mete na vida de cada um dos filhos. Não é à toa que a atriz ganhou prêmio em Cannes. Cleuza é uma mulher muito forte e comum. Todo dia esbarramos com alguma Cleuza por aí. O elenco faz o filme fluir como uma boa partida de futebol. São como um time campeão. NOTA: 8.




Melhor diálogo do filme:
Não lembro de alguma marcante.

LINHA DE PASSE (Idem) - 2008 - Gênero: Drama - Direção: Walter Salles & Daniela Thomas /// Sandra Corveloni, João Baldasserini, Geraldo Rodrigues, Vinícius de Oliveira, Kaique Jesus Santos. // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: