domingo, 29 de dezembro de 2002

LARANJA MECÂNICA (A CLOCKWORK ORANGE):
Este é o meu filme predileto do Kubrick. Acho muito mais legal do que 2001: Uma Odisséia no Espaço. O tema é um pouco perturbador: a violência gratuita. Naquela época - 1971 - já era um assunto preocupante, atualmente então... O filme não ficou tão desatualizado aos dias de hoje. Por isso continua um clássico.
O filme narra a história de Alex de Large (Malcolm McDowell) e seus amigos. Embora sejam rapazes "bem nascidos", suas vidas tediosas os levam a praticar a "ultra-violência" para se divertir. Eles batem em pessoas indefesas, brigam à toa, estupram, assaltam... Só para se divertir mesmo. Um dia, os amigos de Alex (que era o líder do grupo) o traem e ele acaba sendo preso. Para se livrar da prisão, aceita passar por alguns experimentos para modificar seu comportamento. Esta é a parte mais surreal! :-)
Só posso ter elogios para este filme. Desde a escolha da trilha sonora, aos figurinos e cenários, tudo foi muito bem conduzido por Kubrick e sua equipe. É perfeito! Nota: 9
Melhor cena do filme: Logo no início do filme, qdo Alex e seus amigos estão numa espécie de bar com decoração supermoderna... Uma cena clássica!
LARANJA MECÂNICA (A Clockwork Orange) - 1971 - Gênero: Ficção Científica - Diretor: Stanley Kubrick // Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates.

Nenhum comentário: