domingo, 20 de junho de 2004

SHREK (IDEM):
Vi esse filme há muito tempo atrás, quando passou no cinema. Lembro que todo mundo falava que era muito legal. E eles estavam certos. Shrek é muito engraçado. Muita gente interpreta erroneamente como "filme de criança". Sabe como é... Ele é uma animação. Mas não é só isso. Classificar assim é limitá-lo.
Shrek (Mike Myers) é um ogro que vive em uma floresta, numa terra chamada Duloc. Nesta região, vivem vários personagens de contos de fadas. Mas Shrek não gosta do convívio com eles. Aliás, o ogro não gosta de conviver com nada. Um dia, o governante de Duloc, o baixinho Lord Farquaad (John Lithgow), expulsa todos os personagens. Eles vão parar na floresta onde Shrek mora, mais precisamente em seu quintal. Irritado com a convivência forçada, Shrek vai até Farquaad reclamar. Este diz ao ogro que, se ele encontrar e resgatar a princesa Fiona (Cameron Diaz), os personagens serão mandados embora de sua terra. Shrek aceita o desafio e ganha a companhia de um "amigo muito falante", o burro (Eddie Murphy), na empreitada.
Shrek é irônico e escatológico em alguns momentos. Tem tiradas engraçadíssimas sobre os personagens de histórias infantis. Mas ao mesmo tempo em que ironiza este tipo de história, ele também é uma delas. Eu diria que ele é um conto de fadas mais parecido com a realidade. Afinal, muitos "príncipes encantados" no fundo são uns ogros; e muitas princesas também.
Nota: 8.
Melhor diálogo do filme: "Não é a toa que você não tem amigos." (Shrek - Voz de Mike Myers)
"Uau! Só um amigo de verdade seria tão cruelmente honesto." (Burro - Voz de Eddie Murphy)SHREK (Idem) - 2001 - Gênero: Comédia - Direção: Andrew Adamson & Vicky Jenson // Vozes de: Mike Myers, Eddie Murphy, Cameron Diaz, John Lithgow.

Nenhum comentário: