domingo, 17 de junho de 2007

NÃO POR ACASO (NOT BY CHANCE):
Ênio (Leonardo Medeiros) é um engenheiro de tráfico em São Paulo. Leva uma vida extremamente tediosa. Sua ex-mulher, Mônica, reaparece e diz que a filha deles, Bia (Rita Batata), quer conhecê-lo. Ênio vai adiando o encontro o quanto pode, por acreditar que não há lugar para a menina na sua vida. Já Pedro (Rodrigo Santoro) é um construtor de mesas de sinuca, como seu pai tinha sido, e um excelente jogador. Ele namora Teresa (Branca Messina) e leva uma vida paradona e programada como a de Ênio. Um acidente, no entanto, vai mudar a vida de ambos.
Não por acaso é um filme sobre mobilidade e estagnação; rotina e mudanças. É sobre vidas que seguem o mesmo ritmo, parado, como se não estivessem sendo vividas, até que uma fatalidade as movimente. Muitos vão dizer que ele tem um ritmo lento. Mas o ritmo é perfeito para demonstrar a ação na vida de Pedro e Ênio.
O que mais me chamou atenção, no entanto, foram algumas imagens e efeitos de cena. Destaco aquela em que Ênio fala sobre o funcionamento do tráfico das grandes cidades, onde aparecem imagens de avenidas e ruas de São Paulo com seu trânsito. Outra são as imagens do planejamento das jogadas de sinuca de Pedro. Alguns personagens foram subaproveitados, como Lúcia (Letícia Sabatella). Mas os principais fizeram muito bem o seu papel. A estréia do diretor Philippe Barcinski em longas-metragem mostra que podemos esperar muitos sucessos dele. Quem duvidar, deve assistir seu curta-metragem Palíndromo. Nota: 8.
NÃO POR ACASO (Not by chance) - 2007 - Gênero: Drama - Direção: Philippe Barcinski // Rodrigo Santoro, Leonardo Medeiros, Branca Messina, Rita Batata, Cássia Kiss, Letícia Sabatella, Graziella Moretto // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: