sábado, 19 de abril de 2008

VÔO UNITED 93 (UNITED 93):
Pouco tempo depois de ter visto As Torres Gêmas, lá vou eu de novo enveredar por mais um filme sobre aquele 11 de setembro que ninguém esquece. Até tinha mencionado este quando escrevi sobre o de Oliver Stone. Não resisti e coloquei em prática o desejo de ver Vôo United 93.

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que amei... E minhas expectativas de que ele era muito melhor do que As torres gêmeas se confirmaram. Como disse antes, a história dos policiais presos nos escombros do World Trade Center merece destaque. Mas não com aquela patriotada estilo Independence Day. O assunto ali é sério!

E foi com essa seriedade que o diretor Paul Greengrass (que também roteirizou o filme) trata os acontecimentos daquele dia fatídico. E é com respeito que ele tratou os personagens envolvidos, não fazendo julgamento nem dos sequestradores do avião. É um filme simples, "limpo" e objetivo.

Não preciso dizer que você fica tenso o tempo inteiro quando assiste Vôo United 93. É como se você estivesse dentro do avião, vivendo cada minuto. Por mais que eu soubesse no que ia dar a história, mesmo assim eu torcia por uma mudança (Ok, é que eu vejo filmes de ação demais!). Paul Greengrass transformou o filme praticamente em um documentário. Mostra a preparação dos terroristas, a decolagem do United 93, a tensão à bordo e nas torres de controle, principalmente para tentar "arrumar a bagunça" e advinhar quais vôos foram seqüestrados. Não sei até onde há veracidade nisto, mas Greengrass mostrou inclusive a inoperância dos militares, que praticamente deixaram tudo nas mãos dos terroristas.

O que eu mais achei legal é que o filme trata todos os passageiros do vôo United 93 como iguais. Não há quem se destaque mais do que o outro. Todos ali são heróis de verdade. E foram mesmo! Todos estavam assustados. Todos queriam fazer algo. As cenas deles ligando para os parentes são de fazer chorar.

Achei Vôo United 93 inspirador. Mostrou a coragem de pessoas comuns, que não se deixaram levar simplesmente pelos acontecimentos e fizeram sua parte. Pessoas que acreditaram que sobreviveriam se lutassem. E que, sem notar, devem ter salvo milhares de vidas sacrificando as suas. Afinal, não se sabe direito onde o avião seria jogado. Destaco também o documentário, no DVD, com alguns familiares dos passageiros. É triste, assustador e emocionante.

Portanto, se quiserem assistir a um bom filme sobre o 11 de setembro de 2001, aí está ele. Nota: 9.

Melhor citação do filme: (Legendas no final)
"Das quatro aeronaves seqüestradas naquele dia, a United 93 foi a única que não alcançou seu alvo. Ela caiu perto de Shaksville, na Pennsylvania, às 10h03. Ninguém sobreviveu. O Comando Militar não foi notificado que o United 93 fora seqüestrado até quatro minutos depois de sua queda. Os caças mais próximos do local estavam distantes 100 milhas. Às 10h18, o Presidente autorizou os militares a abater a aeronave seqüestrada. Com medo de um acidente, os comandantes militares escolheram não passar a ordem aos pilotos no ar. A partir de 12h06 cada linha aérea civil em toda América foi forçada a pousar. Em uma mobilização militar sem precedentes, O espaço aéreo dos Estados Unidos foi fechado até segunda ordem. Dedicado à memória de todos aqueles que perderam sua vidas em 11 de setembro de 2001".

VÔO UNITED 93 (United 93) - 2006 - Gênero: Drama - Direção: Paul Greengrass // J.J. Johnson, Gary Commock, Polly Adams, Opal Alladin, Starla Benford, Trish Gates // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: