sexta-feira, 25 de julho de 2008

BATMAN - CAVALEIRO DAS TREVAS (BATMAN DARK KNIGHT):
Há algum tempo, os filmes sobre super-heróis eram tratados como produções de menor importância. Em geral, eram filmes bobos, cheios de defeitos e licenças poéticas que faziam qualquer fã querer assassinar o diretor das películas. Havia um ou outro espasmo de qualidade, como os filmes de Tim Burton sobre o Batman, por exemplo. Mas a maioria era puro lixo.

Hoje, o cenário é outro. Claro que ainda existe muito lixo que visa apenas o lucro. Mas a qualidade dos filmes de HQ e de super-heróis é incontestável! E Batman - Cavaleiro das trevas é um daqueles que pertencem a safra boa.

Assim como o primeiro filme desta nova série, o elenco e a direção são primorosos! Todos estão muito bem e merecem prêmios. Claro que o destaque do lançamento foi todo para o Coringa. Afinal, seu intérprete Heath Ledger morreu um pouco antes, por overdose de remédios. Mas dizer que o destaque para o Coringa veio disso é diminuir o trabalho de Heath. Ele está simplesmente sensacional! Seu Coringa vai entrar para o Hall dos melhores vilões do cinema, sem dúvida. Bate, inclusive o de Jack Nicholson. O Coringa de Heath não é apenas um vilão comum. Ele é uma força da natureza.

Quando o filme começa, Gothan City continua dominada pelo crime. Desta vez, os "donos da cidade" são mafiosos de diferentes etnias (russos, japoneses, italianos etc.). Todos estão focados em prendê-los. Batman (Christian Bale, definitivo!), o ainda tenente Gordon (Gary Oldman) e o promotor Harvey Dent (Aaron Ackhaert) unem-se para combatê-los.

Mas ao mesmo tempo, começa a surgir sutilmente em Gothan um mal que ninguém imagina. Na verdade, ele é negligenciado por todos, mocinhos e vilões. É o Coringa e seus planos insadecidos. Ele consegue promover uma confusão enorme! E o pior: não há uma motivação concreta para isso. Ele diz que quer apenas levar o caos e revelar a natureza das pessoas. Principalmente a da trinca de mocinhos da história.

Não vou falar muito sobre o filme, porque acredito que vai perder a graça. Mas, independente do Batman ser meu herói de infância favorito, acredito que este é um grande filme. Vai entrar para o hall dos melhores! Nota: 10.

Melhor citação do filme: "Quer saber como eu consegui essas cicatrizes? Meu pai era... alcoólatra. E um sádico. E uma noite ele ficou mais maluco do que de costume. Mamãe pegou a faca na cozinha para se defender. Ele não gostou. Nem... um... pouco. Então, comigo assistindo, ele tomou a faca dela, sorrindo enquanto a matava. Virou-se para mim e disse 'Por que tão sério?' Chegou até mim com a faca: 'por que tão sério?'. Ele colocou a lâmina na minha boca. 'Vamos colocar um sorriso nessa cara'. Por que tão sério?" (Coringa - Heath Ledger).

BATMAN - CAVALEIRO DAS TREVAS (Batman dark knight) - 2008 - Gênero: Aventura - Direção: Christopher Nolan // Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Michael Caine, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, Morgan Freeman // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: