quarta-feira, 11 de dezembro de 2013


JULES E JIM - UMA MULHER PARA DOIS (JULES AND JIM): Paris, 1912. Pouco antes de estourar a I Guerra Mundial, dois homens se conhecem na França e, por conta de seus interesses em comum, tornam-se grandes amigos. O austríaco Jules (Oskar Werner) e o francês Jim (Henri Serre) levam a vida preocupados com literatura, artes e mulheres. Até que eles conhecem Catarina (Jeanne Moreau), uma francesa de pensamentos e comportamento liberais para a sua época. Assim, o que era dupla vira trio de amigos. Só que, obviamente, ambos se apaixonam por Catarina. Jules a pede em casamento e recebe o sim. Jim, como prometido a seu amigo, mantém-se apenas como amigo, embora deseje-a como mulher. A IGM estoura e os dois amigos lutam em lados opostos, mas sem deixar que isto termine com a amizade. Ao fim da guerra, Jim vai visitar Jules e  Catarina em sua casa. Lá ele descobre que o casamento dos dois não tem sido um mar de rosas.

Um dos filmes representantes do Nouvelle Vague, Jules e Jim fala de amizade, amor, traição, confiança e tolerância. Foi lançado em 1962 e pode ser considerado ousado para o padrões da época. Se bobear até hoje é complicado encontrar um filme onde mulheres com espírito livre, sem amarras com as convenções sejam tratadas pelo roteiro de forma respeitosa, sem julgamentos. Mas este é um exemplar. Bom filme, com bons personagens e uma história interessante. Um clássico da sétima arte! NOTA:  8.



Melhor cena do filme: Aquela em que Catarina (Jeanne Moreau) canta uma canção.

Jules e Jim (Jules and Jim) - 1962 - Gênero: Drama - Direção: François Truffaut /// Jeanne Moreau, Oskar Werner, Henri Serre. Imagens: IMDB.

Nenhum comentário: