domingo, 27 de agosto de 2006

JULIETA DOS ESPÍRITOS (GIULIETTA DEGLI SPIRITI):
Julieta (Giulietta Masina) é uma mulher simples, sem vaidade, que vive à sombra da beleza da mãe e da irmã. Ela é casada e vive em uma belíssima casa perto do mar. É praticamente uma "Amélia", inocente e supesticiosa. É o modelo antigo de esposa, intocada sexualmente pelo marido.
Um dia, Julieta conhece a excêntrica vizinha Suzy (Sandra Milo). Ela sempre teve curiosidade de falar com a moça, pois esta chama mesmo a atenção. As duas começam a tornar-se amigas... Mesmo com Julieta conhecendo sua verdadeira profissão. Suzy é uma garota de programa que atende a aristocratas. As experiências na casa da vizinha, de cunho sexual, assustam e ao mesmo tempo abrem os olhos de Julieta.
Seu casamento é frio e mentiroso. Ela descobre que seu marido a trai ouvindo ele ligar para outra mulher enquanto acha que Julieta dorme. Ela também o ouve chamar o nome "Gabriela" enquanto dorme. E vai atrás para descobrir quem é a amante.
Todas estas experiências começam a transformar a vida de Julieta de forma positiva. Ao mesmo tempo, ela começa a ver espíritos que a aconselham a mudar.
Sempre tive medo de assistir a filmes de Fellini, Godard e todos estes diretores clássicos do cinema europeu, pois achava que não era madura suficiente para apreender tudo o que a experiência cinematográfica que eles nos impõem. Mas acho que esse tempo está começando a passar. Julieta dos Espíritos é acima de tudo uma experiência sensorial. Adorei! Nota: 9.
Melhor citação do filme: Ficarei devendo outra vez...
JULIETA DOS ESPÍRITOS (Giulietta Degli Spirti) - 1965 - Gênero: Fantasia - Direção: Federico Fellini // Giulietta Masina, Sandra Milo, Mario Pisu, Valentina Cortese // Fonte da imagem: Google images.

Nenhum comentário: