quarta-feira, 9 de agosto de 2006

OBRIGADO POR FUMAR (THANK YOU FOR SMOKING):
A indústria do tabaco anda sofrendo grande perseguição nos últimos anos de organizações de todo mundo. O produto já teve seu período de glamour, onde era visto como objeto de luxo, status, juventude, aventura etc. Agora, a indústria é perseguida por departamentos de saúde, governos, cientistas, e ex-fumantes que adquiriram alguma doença pelo hábito de fumar.
Neste ambiente conturbado, de queda de vendas e proibições de propaganda de cigarros, Nick Naylor (Aaron Eckhart), um lobista do setor, é um dos melhores no que faz. Ele tem o dom da retórica e um talento para convencer pessoas que impressiona. Sua tarefa é promover o fumo em uma época onde as pessoas se preocupam com a saúde. E o pior é que ele consegue ser bem sucedido. Mas o que ele não sabe é que algumas pessoas estão em seu caminho para tentar derrubá-lo, como a imprensa e alguns parlamentares.
Na vida pessoal, Nick é separado e tem um filho, Joey (Cameron Bright), que vê muito pouco. Para aumentar a ligação entre os dois, Nick resolve levar o filho a algumas exibições de seu trabalho. No começo, ele fica feliz ao notar que seu filho o está admirando. Mas de repente se dá conta de que o menino pode ser um futuro fumante e entra em crise.
Obrigado por fumar é o filme de maior destaque (por enquanto) do diretor Jason Reitman, filho do diretor Ivan Reitman. Ele também assina o roteiro. Um trabalho primoroso para quem ainda não tem tanta experiência. O roteiro é ao mesmo tempo crítico e debochado. E os atores estão inspiradíssimos, com destaque para Aaron Eckhart e Cameron Bright. Esse filme deveria ser exibido em faculdades de Comunicação e Marketing, porque em muitos momentos os personagens dão aula de retórica e administração de crises. Sensacional! Nota: 9.
Melhor citação do filme: "Nós não vendemos Tic tacs. Nós vendemos cigarros. Eles são cool, de fácil acesso e viciantes. O trabalho está quase todo feito para nós." (BR - J.K. Simmons)
OBRIGADO POR FUMAR (Thank you for smoking) - 2005 - Gênero: Comédia - Direção: Jason Reitman // Aaron Eckhart, J.K. Simmons, Cameron Bright, Maria Bello, David Koechner, William H. Macy, Katie Holmes, Rob Lowe // Fonte da imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: