sábado, 5 de maio de 2007

XANADU (IDEM):
Quando eu era criança, uma música que eu não sabia de onde vinha povoava as rádios que meus pais escutavam. Na época, eu não entendia inglês e ainda não era "versada" em cinema. Não sabia que "Xanadu" era de um filme. Essa música, alías, deve ter feito parte da infância de muita gente, principalmente das meninas que faziam balé ou jazz naquela época.
Então eu cresci e descobri que Xanadu era um filme. E que era um musical. E que com o tempo virou cult. Claro que eu, como boa apreciadora de filmes em geral, queria ver. A Globo me proporcionou essa "alegria" nesta semana.
Vamos combinar... O filme é uma das maiores porcarias que eu já vi na vida. E é por isso que é cult. Não dá pra ser levado a sério. Olhando no site IMDB, descobri que ele ainda ganhou prêmios: vários Razzie Awards (merecidíssimos!) e um outro chamado "Young Artist Awards". Esse daí não deve ser muito sério. Mas o que mais me entristece é ver Gene Kelly, um dos meus ídolos do cinema, dançarino maravilhoso, em momento tô-aposentado-e-preciso-pagar-minhas-contas. É de doer...
A "história" do filme é a seguinte: um rapaz - Sonny Malone (Michael Beck) - é um daqueles artistas incompreendidos. Ele está no limiar entre "fazer sua arte" e se deixar levar pelo "sistema" e pagar suas contas. O rapaz está completamente sem inspiração. Até que um dia ele conhece duas pessoas que vão mudar seu destino: Danny McGuire (Gene Kelly), um músico aposentado que sucumbiu ao "sistema", e a misteriosa Kira (Olívia Newton-John). Da união dos três nasce o projeto de Xanadu, uma espécie de mega casa de shows onde os sonhos se realizam. Bem anos 80 mesmo... rs
Bom, vou ser sincera: o filme é ruim mesmo. E não é porque é musical. Eu amo musicais, mas esse aqui é uma piada. Mas a aura de cult faz valer a pena para aqueles que tem estômago mais forte. Já posso riscar mais um filme cult da minha lista dos que quero ver (antes tinha visto Garganta Profunda). Agora só faltam Barbarella e The Rocky Horror Picture Show (aquela vez na Loud! não conta. Estava sem som). Aí sim vou ganhar o prêmio de "estômago de ouro". rs Nota: 3 (com louvor)
Melhor citação do filme: "Xanadu! Now we are here in Xanadu" (Kira - Olívia Newton-John - cantando)
XANADU (Idem) - 1980 - Gênero: Musical - Direção: Robert Greenwald // Olivia Newton-John, Gene Kelly, Michael Beck // Fonte da imagem: Google Images.

Nenhum comentário: