sábado, 14 de junho de 2008

NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (IDEM):
Notícias de uma guerra particular é um documentário dirigido por uma pessoa que admiro muito: João Moreira Salles. Ele e a parceira, Kátia Lund, produziram um retrato sincero da sociedade carioca. Foi um material polêmico para a época em que foi lançado. Visto hoje, como eu vi pela primeira vez, já não choca tanto. Isto porque muito do que está ali a gente vê todos os dias nos jornais locais do Rio de Janeiro. Mesmo assim, Notícias de uma guerra particular não deve ser desvalorizado.

Na verdade, devemos pensar com ele. Naquela época, 1999, a violência era grande. Se ela era considerada grande naquele período, imagina agora. E outra coisa deve ser analisada: como a gente consegue conviver com tudo isso e fingir que está tudo bem, que nada acontece?

Os depoimentos do filme são muito sinceros. É como se todos os entrevistados estivessem querendo falar há muito tempo, mas não tinham uma oportunidade para desabafar. Kátia Lund e João Moreira Salles deram essa chance a eles.

E temos depoimentos de todos os lados. Dos moradores, que se dividem entre amar e odiar o poder do tráfico nas comunidades. Dos traficantes, que estão ali para matar e morrer mesmo, sem pensar. Dos policiais, que são os primeiros da linha de tiro, mas sabem que nada do que estão fazendo adianta. E das autoridades policiais, que entendem exatamente o seu papel: o de proteger as elites e acuar os mais pobres.

Assistindo o documentário, me bateu uma tristeza. Tristeza pela minha cidade, pelas pessoas que sofrem no morro e até mesmo pelos policiais e traficantes. Não vejo luz no fim do túnel. E o filme confirma isso. Não sem uma grande e profunda mudança na sociedade brasileira. E quando digo grande, estou falando no sentido de colossal mesmo. Porque mudar coisas como o "jeitinho brasileiro", a corrupção intrínseca na sociedade, a desvalorização da população pobre, a falta de estudos e as opções a isso, a alta natalidade brasileira em contraposição aos preceitos religiosos da igreja católica, que ainda é contra o uso de preservativos... Ok, estas últimas coisas não estão no filme. São viagens minhas. Mas aí é que está o melhor de Notícias de uma guerra particular. Ele faz pensar. Coisa que a gente tenta evitar o tempo inteiro. Nota: 9.

Melhor citação do filme: "É uma Polícia política. Esta é uma sociedade injusta. Nós estamos aqui para proteger esta sociedade injusta." (Hélio Luz, ex-chefe da Polícia Civil do Rio)

NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (Idem) - 1999 - Gênero: Documentário - Direção: Kátia Lund & João Moreira Salles // Nilton Cerqueira, Carlos Luis Gregório, Paulo Lins, Hélio Luz, Rodrigo Pimentel, Itamar Silva // Fonte da imagem: Google Images.

Nenhum comentário: