terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO (STRANGER THAN FICTION):
Quando li sobre o que tratava este filme fiquei muito curiosa para ver. O roteiro sempre chama a minha atenção. Mais do que quem é o ator principal ou o diretor. Se a história é boa, fico motivada para ver.

Mais estranho que a ficção mostra a história de Harold Crick (Will Ferrell). Literalmente falando. Explico: Harold é um cara comum com uma vida bem medíocre. Trabalha como fiscal da Receita Federal americana, não tem hobbies e não faz nada de emocionante. Até que um dia ele acorda, começa a fazer todo o seu ritual diário e... ouve a voz de uma mulher narrando seus passos. Todos eles. A partir daí, Harold não para mais de ouvir a narração dos seus atos. Apenas ele escuta, o que o faz pensar estar maluco. Mas acaba descobrindo que estão mesmo escrevendo sua história e que o desfecho pode não ser bom para ele.

O roteiro chamou minha atenção porque eu - na minha imaginação estilo "Fantástico mundo de Bob" - achava, quando criança, que alguém escrevia a minha história, cada passo que eu dava. Como nesse filme. Passava horas pensando nisso (ok, eu não era uma criança muito normal...). Por isso que o filme logo chamou minha atenção. Ele realmente é muito legal, mas tem um momento que começa a ficar chato, cansativo, longo e piegas. Acho que o autor do roteiro não teve coragem para terminá-lo como deveria e fez com que Karen Eiffell (Emma Thompson), a autora do livro sobre a vida de Harold, que está passando por uma crise literária, terminasse a história de forma óbvia.

Quem me surpreendeu foi o Will Ferrell. O papel de Harold Crick é bem denso. Vai do cômico ao trágico em segundos. E ele, que sempre faz comédias (incluindo as mais idiotas), soube segurar e defender muito bem seu papel. Ferrell conseguiu fazer rir e chorar com o mesmo talento. Mérito dele, que deveria exercer seu lado dramático outras vezes.

O filme é bem legal e tem aquela coisa de ineditismo que anda faltando em Hollywood. Mas o final poderia ser melhor. Nota: 7.

Melhor citação do filme: "Você não entende que esta não é uma história para mim... É a minha vida! Eu quero viver! (Harold Crick - Will Ferrell)

MAIS ESTRANHO QUE A FICÇÃO (Stranger than fiction) - 2006 - Gênero: Drama - Direção: Marc Forster // Will Ferrell, Maggie Gyllenhaal, Dustin Hoffmann, Emma Thompson, Queen Latifah // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: