segunda-feira, 9 de março de 2009


O CURIOSO CASO DE BENJAMIM BUTTON (THE CURIOUS CASE OF BENJAMIM BUTTON):
Em 1918, as pessoas comemoram o fim da Primeira Guerra Mundial. Enquanto isso, na mansão dos Buttons, nasce um menino diferente. Sua mãe morre no parto e o pai, ao olhá-lo pela primeira vez, não aguenta e foge com ele. Deixa o menino em um asilo. Lá, ele ganha uma mãe e um nome: Benjamim (Brad Pitt).

O asilo é o melhor lugar para Benjamim crescer. Ele nasceu diferente. Não era um bebê como todos os outros; ele era idoso e tinha todas as doenças características da velhice. Benjamin foi "privilegiado" com o rejuvenescimento ao invés do envelhecimento.

O curioso caso de Benjamim Button é tirado de um conto homônimo de F.Scott Fitzgerald. Ele mostra as aventuras, agruras e desventuras da vida de um homem que começa a vida pelo fim e vai terminá-la no começo. Com o passar do tempo, Benjamim percebe que rejuvenescer não é assim tão bom. Afinal, nós vemos quem amamos envelhecer e perecer com a idade. Na verdade, se pudéssemos todos rejuvenescer ao invés de envelhecer, o fim também seria ruim. Filosofei! rs

Benjamim tenta fazer da vida o melhor que pode. Mas seu amor à primeira vista por Daisy (Cate Blanchet) - que conheceu ainda menina, quando visitava a avó dela no asilo - o ensina sobre o que é amar e sofrer.

O curioso Caso de Benjamim Button lembra um pouco Forrest Gump. Ambos narram a trajetória de dois homens que nasceram e cresceram diferentes. São sagas de vidas incompreendidas. Mas enquanto Forrest tem a inocência e o lado cômico, mesmo dentro de vários dramas, Benjamim conhece desde cedo as tristezas da vida. Ambos amam uma mulher à primeira vista desde que eram crianças (mesmo Benjamim aparentando velhice, ele era jovem), viram a indiferença de suas amadas e depois, o amor delas.

O filme sobre a vida de Benjamim Button é bem lento e longo. Mas isso não atrapalha, mesmo em momentos que poderiam ser mais curtos. Mas o tempo que o filme leva te envolve na história de Benjamim. E quando o inevitável acontece, você sofre junto.

É um filme triste, que faz pensar na vida, no processo de envelhecimento e na morte. Recomendado para os mais sensíveis.Nota: 9.

Melhor citação do filme: "Querido! Mais cedo ou mais tarde todos acabamos usando fraudas." (Daisy - Cate Blanchet)

O CURIOSO CASO DE BENJAMIM BUTTON (The curious case of Benjamim Button) - 2006 - Gênero: Drama - Direção: David Fincher // Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: