quarta-feira, 25 de março de 2009

O LEITOR (THE READER):
Michael Berg (Ralph Fiennes) é um advogado sério e fechado. Ele sai com mulheres, mas não mantém os relacionamentos. Sua relação com a filha também não é nada próxima. Ao que parece, ele ficou traumatizado por um relacionamento antigo, que não teve um final feliz.

Quando era apenas um rapaz, Michael se envolveu com uma mulher mais velha: Hannah (Kate Winslet). Ela o ajudou quando o rapaz estava doente e despertou seu interesse. Acontece que Michael também despertou o dela e ambos viveram um curto romance, logo após a Segunda Guerra Mundial. A relação dos dois tinha uma curiosidade. Hannah gostava que o rapaz lesse para ela alguns dos livros que estava estudando na escola.

Mas nem tudo são flores na vida e Hannah desaparece da vida de Michael um certo dia. O rapaz fica muito mal, logicamente. Anos depois, já estudante de Direito, Michael reencontra Hannah em um tribunal. Ela está sendo julgada por atrocidades contra judeus em um campo de concentração, onde foi guarda por alguns anos.

O filme capricha no traço dramático da história. Hannah é culpada, mas carrega um segredo que prefere não revelar. Este segredo poderia amenizar sua pena. Mesmo assim, ela prefere continuar sem revelá-lo. Enquanto isso, Michael é obrigado a conviver primeiro com o julgamento da primeira mulher que amor e depois com a culpa pelos anos em que ela ficou presa e que ele não a ajudou.

O leitor é o típico dramalhão que consegue nos segurar na cadeira. Mas, confesso que algumas coisas me incomodaram. Acho que a trama se dividiu em várias coisas diferentes e que não tinham muito a ver entre si. É como se fossem muitos filmes em um só. Não sei... Achei que por serem tantos, as tramas se perderam um pouco e não foram melhor aproveitadas. Mas não é um filme ruim. É bem interessante. Nota: 7.

Melhor citação do filme: "Não importa como eu me sinto. Não importa o que eu penso. Os mortos continuarão mortos." (Hanna Schmitz - Kate Winslet)

O LEITOR (The reader) - 2008- Gênero: Drama - Direção: Stephen Daldry /// Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross // Imagem: Google Images.

Um comentário:

O Barão disse...

peguei esse filme pela metade em um dos telecines se não me engano e achei realmente fantastico, como não olhei ele todo não sei se posso ou não concordar com a nota mas achei de mais o pouco q olhei deu pra entender um pouko tentarei alugalo e olha-lo por inteiro, muito bom post