domingo, 9 de fevereiro de 2003


AS CINZAS DE ÂNGELA (ANGELA'S ASHES):
Baseado em um best seller autobiográfico, As Cinzas de Ângela narra a história da família de Frank McCourt, o autor do livro.
Em 1935, Ângela e Malachy McCourt (Emily Watson e Robert Carlyle) vivem nos Estados Unidos em estado de muita pobreza. Quando morre uma de suas crianças, eles resolvem voltar para a Irlanda, num movimento de migração contrário ao que todos na época faziam.
Chegando em sua pátria, a família continua vivendo em dificuldades. Malachy, não pára em emprego algum, e qdo consegue ganhar dinheiro, gasta tudo com bebidas, deixando a família na miséria. Além disse, sofre muito preconceito por ser da Irlanda do Norte e por ter lutado no IRA. Ângela é uma mulher sofrida e batalhadora, que ama seu marido, mas não aprova sua conduta de vida. Vive engravidando e perdendo filhos. Frank McCourt, um dos filhos do casal, é o narrador da história. Ele aparece no filme em três fases da vida: infância, adolescência e juventude.
O filme basicamente narra as dificuldades desta família. Após o pai partir, Ângela tem q assumir a criação dos filhos sozinha e se submete a humilhações tremendas. Embora seja uma história muito triste ela é uma lição de vida. Além disso, Alan Parker não economizou no quesito "mostrar a pobreza da família". Os cenários e os figurinos demonstram bem como a família é humilde. Destaque para a casa que eles vão morar na Irlanda.
Pra quem gosta de filmes dramáticos, é um prato cheio. Eu gostei. Nota: 7
Melhor cena do filme: O pai indo embora e Frank seguindo-o.
AS CINZAS DE ÂNGELA (Angela's ashes) - 1999 - Gênero: Drama - Diretor: Alan Parker // Emily Watson, Robert Carlyle, Joe Breen, Ciaran Owens, Michael Legge.

Nenhum comentário: