domingo, 9 de fevereiro de 2003

DOMÉSTICAS, O FILME (IDEM):

Fernando Meirelles, ao que tudo indica, está se especializando em filmes sobre a vida real. Histórias comuns de brasileiros humildes. Domésticas, o filme foi seguido pelo aclamado Cidade de Deus. Qual será a próxima realidade que Fernando Meirelles vai querer mostrar?
Este filme trata sobre a vida de 5 mulheres pobres, cuja profissão dá título ao filme. Quais os sonhos e problemas que estas mulheres batalhadoras enfrentam na luta por uma vida melhor.
Assim que foi lançado, em pequeno circuito, Domésticas virou uma espécie de filme cult. Somente alguns tinham visto (aqueles que freqüentam os cinemas alternativos), mas a crítica era muito positiva. Fui tirar minhas próprias conclusões, assistindo em casa mesmo, no Cinemax Prime (TVA). A princípio achei um filme meio esquisito. Puro preconceito... Mas no final, ele foi me conquistando. A vida das domésticas, embora sem muitos "atrativos cinematográficos", abre nossos olhos para uma outra realidade que a maioria de nós desconhece. Uma realidade que não se costuma mostrar no cinema. Tal qual em Cidade de Deus.
O que achei mais legal foi a escolha que os diretores fizeram de encaixar os depoimentos das "domésticas" no filme como se fosse um documentário/entrevista. Ficou muito interessante esta interação das personagens com o público. Acho que Doméstica, o filme deveria ser visto por todos. Muito bom. Nota: 7
Melhor frase do filme: Desta vez vou ficar devendo... :-/
DOMÉSTICAS, O FILME (Idem) - 2001 - Gênero: Drama - Diretores: Fernando Meirelles e Nando Olival // Cláudia Missura, Graziella Moretto, Lena Roque, Olívia Araújo, Renata Melo, Robson Nunes, Tiago Moraes.

Nenhum comentário: