quarta-feira, 28 de abril de 2004

IRREVERSÍVEL (IRRÈVERSIBLE):

O tempo destói tudo. É exatamente isso que Irreversível nos ensina. Fiquei muito feliz com a grata surpresa que esse filme me causou. Muita gente me disse que era bom, mas como eu sempre acabo me decepcionando quando me dizem essas coisas, não fui assistir com grandes espectativas. Mas o filme me ganhou! Adorei! :-)
No começo fiquei meio perdida... A câmera não parava quieta! Ficava rodando, rodando, rodando... Sem se concentrar em ponto algum... Sequer dava para ver os personagens. Só se ouve o diálogo e vultos, num cenário escuro e estranho. Percebemos que está acontecendo algum tipo de briga. Mas não sabemos bem o porquê. Irreversível é construído do avesso: começa no fim e termina no começo. Ponto à favor para a edição e para a construção da história.
Irreversível tem como o ponto alto uma cena de estupro e pancadaria de 10 minutos (sim, isto foi comprovado com cronometragem). Alex (Monica Bellucci) vai parar no hospital depois de tanta violência. A cena é agoniante! Eu não aguentava ver. Marcus (Vincent Cassel) e Pierre (Albert Dupontel), namorado e ex-namorado, respectivamente, de Alex, resolvem fazer justiça com as próprias mãos. Agora tentem imaginar isso sendo contado do avesso... A tal confusão do início do filme acontece porque os dois estão se vingando... E todas as cenas vão remetendo ao que passou antes do presente, que é o momento da briga. Achei sensacional a idéia de construir o filme assim! Mesmo a idéia não sendo tão inédita.
Li algumas críticas onde se dizia que a violência do filme era gratuita e auto-promocional. Eu discordo. Acho que o filme é violento sim, mas esta violência era necessária para criar o clima e a ligação do espectador com os personagens. Eles são humanos, sofreram um baque terrível e reagiram. Atire a primeira pedra quem não pensaria em agir como o Marcus. Essa identificação do público com o sofrimento dos personagens é a chave para o sucesso do filme.
Irreversível começa triste e termina feliz. Mas na verdade não é isso. Ele mostra a vida de Alex antes do estupro e, isso me deixou mais deprimida ainda, sabendo o que aconteceria depois. Talvez os otimistas tenham ficado felizes com o "happy end". Mas eu não. Eu só fiquei mais triste... O tempo destruiu tudo o que era feliz nessa história.
Saí do cinema pensando sobre muitas coisas... Irreversível é um filme mais do que recomendado. Nota: 9.
Melhor citação do filme: "O Tempo destrói tudo." (Philippe - Philippe Nahon)
IRREVERSÍVEL (Irrèversible) - 2002 - Gênero: Drama - Direção: Gaspar Noé// Monica Bellucci, Vincent Cassel, Albert Dupontel, Philippe Nahon.

Nenhum comentário: