segunda-feira, 20 de setembro de 2004

MADAME SATÃ (IDEM):
Toda vez que eu assisto um filme nacional fico tão feliz... Não que eu seja ultranacionalista ou coisa parecida. Mas com certeza bate aquele orgulhozinho de ser brasileira e de estar vendo a cultura cinematográfica se desenvolvendo. Isso é muito legal! Claro que nem todos os filmes são maravilhosos. Mas o cinema nacional está aí e tá na hora das pessoas deixarem de bobagem e começarem a dar mais valor.
Madame Satã é um personagem que sempre me despertou muita curiosidade. Desde criança ouvia os mais velhos contando sobre um malandro, que viveu há muito tempo atrás na Lapa. Um cara que não levava desaforo para casa. Não que ele fosse um herói. Mas aqui no Rio de Janeiro ele é uma espécie de lenda.
João Francisco dos Santos, o Madame Satã (Lázaro Ramos), era um malandro daqueles que já ouvimos várias histórias. Era homossexual e sabia lutar como poucos. Apesar disso, tinha um bom coração. Adotou várias crianças. Sonhava em ser uma estrela. Chegou a apresentar show na Lapa. Essa, aliás, é uma das partes mais legais do filme. Mas, Madama Satã teve que enfrentar muito preconceito e viver em condições de miséria.
A melhor coisa do filme, sem querer recorrer aos clichês de sempre, é Lázaro Ramos. Sua atuação é a vida do filme. Ele realmente é um dos melhores atores da atualidade. Mas o filme não é perfeito. Para falar a verdade, me decepcionei um pouco. Não gostei muito da direção. Principalmente de terem usado planos tão fechados na maior parte das cenas. É uma coisa pessoal: não gosto desse tipo de coisa em filmes. Fica muito chato. Parece que você é obrigado a ficar olhando o close do ator o tempo todo. Como se não estivesse acontecendo nada ao redor dele. Eu fico até tonta com esse tipo de cena.
Se não fosse isso, o filme seria muito mais legal para mim. Mesmo assim recomendo. Ah! E tem a famosa cena de sexo entre homens. Tem gente que se choca com essas coisas ainda. Se for assim, não veja. Mas se isso não tiver importância para você, não perca a oportunidade de ver o Lázaro Ramos dando um show. Literalmente. Nota: 6.
Melhor citação do filme: Não tô lembrando agora... :-(
MADAME SATÃ (Idem) - 2002 - Gênero: Drama - Direção: Karim Ainouz // Lázaro Ramos, Marcélia Cartaxo, Flávio Bauraqui, Felippe Marques, Emiliano Queiroz, Renata Sorrah, Ricardo Blat.

Nenhum comentário: