segunda-feira, 13 de setembro de 2004

MALENA (MALÈNA):
Mais um filme que ocorre durante o período das Grandes Guerras. Nesse caso, ela é apenas mencionada, como um pano de fundo para a história. Um dos personagens principais é Renato Amoroso (Giuseppe Sulfaro), um menino de 12 anos, que está começando os seus passos na adolescência. E como de costume na vida dos garotos nesta fase, tanto em filme quanto na vida real, ele tem uma admiração por uma bela moça: Malena (Monica Bellucci). Ela não só atrai a atenção de todos os garotos da região, mas também dos homens, o que deixa as mulheres da cidade extremamente enciúmadas e com inveja.
Malena é casada, mas seu marido foi enviado para a guerra. Renato, seu fã platônico, vive observando-a enquanto vai crescendo. Um dia, Malena recebe a notícia de que seu marido morreu em batalha. É a partir deste momento que o filme se transforma.
O principal ponto, para mim, é a demonstração das fraquezas humanas. Temos os adolescentes, que endeusam a belíssima Malena; os homens, que querem se aproveitar da moça; as mulheres que, incapazes de procurar seu próprio bem, transformam Malena no centro de todos os seus males e maledicências. E a própria Malena. Com a morte do marido, ela vai se perdendo cada vez mais. É a natureza humana, né?
Ponto positivo para a carreira de Mônica Bellucci, cujo pecado recente, na minha opinião, foi ter aceito fazer "figuração" nas seqüências de Matrix. Ela não precisava disso. A não ser que tivesse umas contas atrasadas para pagar. Tudo bem! Eu não assisti a todos os seus filmes, mas só sua atuação em Irreversível já é digna o suficiente para aplausos de pé. Nota: 8.
Melhor citação do filme: "De agora em diante, eu estarei ao seu lado. Para sempre, eu prometo. Espera só eu crescer." (Renato Amoroso - Giuseppe Sulfaro)
MALENA (Malèna) - 2000 - Gênero: Drama - Direção: Giuseppe Tornatore // Monica Bellucci, Giuseppe Sulfaro.

Nenhum comentário: