domingo, 2 de janeiro de 2005

O PODEROSO CHEFÃO (THE GODFATHER):
Confesso que não sou uma grande fã de Francis Ford Coppola. Gosto de um ou outro filme. Mas, como toda cinéfila que se presa, é um dever assistir aos clássicos. E a trilogia O Poderoso Chefão faz parte deste segmento. Além disso, adoro filmes de máfia! E como eu posso me considerar fã do gênero sem ter visto sua obra-prima? Por isso, encarei as quase três horas do filme (só contando a primeira parte) sem reclamações. E gostei imensamente do que vi.

A trilogia O Poderoso Chefão conta a saga da família Corleone. O primeiro filme mostra o poder de Don Vito Corleone (Marlon Brando) sendo posto a prova. O "padrinho" e sua família acabam envolvidos em uma guerra com outros clãs mafiosos de Nova York, para ver quem irá comandar a cidade. O filme começa com uma festa de casamento. Ali, somos apresentados aos dois personagens centrais: o próprio Don Vito e Michael Corleone (Al Pacino), seu filho. Este é militar, um herói de guerra e não quer se envolver com os "negócios da família". Don Vito apóia sua posição e espera que seu filho seja um político ou coisa do gênero. Mas o sobrenome Corleone é uma marca muito forte e Michael não consegue livrar-se do peso.

Tudo muda quando a guerra entre as famílias mafiosas começa. Don Vito é baleado gravemente e os irmãos Corleone querem punir os culpados. Michael acaba cedendo a raiva e age ativamente na vingança, planejando e executando assassinatos. Com medo de que algo aconteça, a família o envia para a Itália, para que fique escondido por um tempo. Mas na viagem às suas origens, Michael descobre que não há como fugir de seu destino. Ele perde a mulher que ama em um atentado, resolve voltar para os Estados Unidos e assume de vez o lugar do pai, ainda debilitado. Seus outros irmãos, aliás, foram assassinados também.

A imagem mais forte que tinha deste filme era o Marlon Brando como Don Vito. Mas, assistindo ao primeiro filme, vejo que o centro da história é o personagem de Al Pacino. Ambos atores, aliás, interpretaram magistralmente seus papéis. Mas mesmo que a história centre na mudança de comportamento de Michael perante sua família, não posso negar que o referencial é todo de Don Vito e sua presença marcante.

A história é muito bem estruturada. Foi baseada no livro homônimo de Mário Puzzo, que também escreveu o roteiro. Isto pode ter dado um plus a mais no roteiro, pois acredito que o autor do romance sabe destacar muito melhor os pontos importantes da obra. As recriações e cenários também estão perfeitos. Na verdade, não achei algo que me motive a fazer reclamações. Acho que fiquei deslumbrada. E estou curiosa para ver os outros filmes e para ler o livro. Merecidamente o primeiro lugar no ranking do Internet Movie Database.
Nota: 10.
Melhor diálogo do filme: "Meu pai não é diferente de nenhum homem poderoso. Nenhum homem com poder, como um presidente ou um senador." (Michael Corleone - Al Pacino)

"Você tem noção do quanto você parece ingênuo, Michael? Presidentes e senadores não matam homens." (Kay Adams - Diane Keaton)

"Oh... Quem está sendo ingênua, Kay?" (Michael Corleone)
O PODEROSO CHEFÃO (The Godfather) - 1972 - Gênero: Drama - Direção: Francis Ford Copolla // Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duvall, Diane Keaton.

Nenhum comentário: