segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

O PODEROSO CHEFÃO - PARTE II (THE GODFATHER - PART II):
Continuando minha saga na trilogia da família Corleone, preciso ressaltar uma coisa. Este é um daqueles momentos raros onde a segunda parte consegue ser tão boa, ou melhor, do que a primeira. Eu considero melhor. Mantém fácil o status de obra-prima do cinema.

Em O Poderoso chefão parte 2 temos duas situações. Em primeiro lugar, Michael Corleone (Al Pacino) já em total noção do seu papel na "família". O filme mostra os seus caminhos para manter e aumentar o poder do seu nome no "sindicato do crime". Enquanto isso, vemos que sua vida pessoal não está assim tão bem... Por outro lado, temos o histórico de Don Vito Corleone (neste caso, o maravilhoso Robert De Niro) - o que seria quase que uma segunda parte dentro do segundo capítulo... Acompanhamos a infância do futuro "padrinho" na Sicília, a morte dos seus pais, sua vinda para a América e seu começo nos negócios.

Al Pacino é um ator estupendo, mas é preciso dizer que este filme pertence a Robert De Niro, que beira a perfeição. Cada vez que o vejo trabalhar fico mais espantada com seu talento. Tudo bem que ele anda cometendo uns deslizes nas escolhas de filmes atualmente. Mas quer saber? Um cara que nos presenteou com Don Vito mais jovem, com o maluco-tarado-serial-killer-do-barco de Cabo do Medo e o lutador de boxe de Touro Indomável não precisa mais ser exigido em nada! Isso sem contar o Al Capone (Os Intocáveis) e o taxista que surta em Taxi Driver... Ok! Chega de falar no curriculum do cara e voltemos ao que interessa...

O que eu achei mais interessante em O Poderoso Chefão 2 foi a edição. As partes sobre Michael e Don Vito se misturavam, dando aos expectadores mais atentos a chance de fazer comparações. Não estou falando no sentido de quem atuou melhor, mas da história em si. Podemos ver como foi a ascenção de Don Vito, seus "métodos de trabalho", sua personalidade e como ela foi moldada. E podemos também comparar com o caminho de seu filho, que a princípio não aceitava se meter nos negócios da família, mas que o assume com toda a força e o expande mais ainda... Enfim, podemos comparar as personalidades de pai e filho.

Assim como o primeiro, é uma obra imperdível... Uma verdadeira aula de cinema! Já estou curiosa para saber como acaba a saga dos Corleones... Nota: 10
Melhor citação do filme: "Eu não acho que tenho que exterminar todo mundo, Tom. Só meus inimigos". (Michael Corleone - Al Pacino)
O PODEROSO CHEFÃO - PARTE II (The Godfather - Part II) - 1974 - Gênero: Drama - Direção: Francis Ford Copolla // Al Pacino, Robert Duvall, Diane Keaton, Robert De Niro.

Nenhum comentário: