segunda-feira, 10 de janeiro de 2005

O PODEROSO CHEFÃO - PARTE III (THE GODFATHER - PART III):
A última parte de O Poderoso Chefão é a mais polêmica de todas. Atenção! Eu não estou dizendo que ela é melhor do que as outras. Só estou falando que muito se comentou sobre este filme. Foi polêmico ele ter sido realizado quase 16 anos depois da segunda parte e, principalmente, foi polêmica a atuação de Sofia Coppola, a Mary Corleone, filha de Michael (Al Pacino). Neste momento tenho que concordar com todos, inclusive com ela mesma... Tadinha da Sofia! Como atriz ela ia passar fome!!! Ou então, só trabalhar mesmo nos filmes do papai... Mas temos que considerar que ela tem senso crítico apurado. Sofia sabe o quanto foi péssima!

Mas falando no filme em si, gosto muito desta terceira parte. Sei que muita gente não gosta, mas eu coloco no mesmo nível dos primeiros. Aquele clima triste do final e as idéias representadas, de que não há como fugir do seu destino e que "aqui se faz, aqui se paga" conjuntas, fazem deste encerramento de trilogia um dos mais melancólicos, tristes e bonitos que eu já vi.

Depois dos acontecimentos do segundo filme, onde Michael Corleone separa-se da mulher e dos filhos e está envolvido no assassinato de alguém de sua própria família (não quero contar para não estragar tudo!), ele vai morar em Nova York e resolve que irá mudar de vida. O "padrinho" agora é filantropo, ganha homenagens de políticos e da Igreja. Mas o seu passado o condena. Por mais que Michael ainda relute por algo que acabou aceitando para sua vida, ele não consegue livrar-se assim tão fácil do que se transformou com o passar dos tempos. Michael Corleone aprende neste filme, da maneira mais horrível, que você pode ter o poder financeiro ou político, mas isto não quer dizer que tem o poder de mandar no destino. O filme é lindo e emociona. Nota: 9 (Por causa da Sofia!).
Melhor citação do filme: "Toda família tem lembranças ruins." (Michael Corleone - Al Pacino)
O PODEROSO CHEFÃO - PARTE III (The Godfather - Part III) - 1990 - Gênero: Drama - Direção: Francis Ford Copolla // Al Pacino, Diane Keaton, Andy Garcia, Bridget Fonda, Sofia Coppola.

Nenhum comentário: