terça-feira, 11 de outubro de 2005

Festival do Rio 2005

FINAIS FELIZES (HAPPY ENDINGS):
Pela primeira vez fui ao Festival do Rio. É vergonhoso para uma cinéfila como eu, mas é verdade. Desta vez "tirei todo o atraso". Vi 26 filmes em uma semana!!!
Finais Felizes foi o primeiro deles. Eu gostei desse começo. O filme não tem nada demais; não há novidade. São várias histórias entrelaçadas, do tipo em que os personagens tem vínculos de amizade ou familiares. As histórias estão interligadas de alguma forma. Já vimos muitos filmes assim, não é? A única diferença nesse é a existência de um "narrador", na forma de legendas, que conta detalhes sobre o caráter dos personagens, suas manias, suas atitudes e até coisas que não aparecerão no filme. Acho que foi uma solução legal para uma forma de contar histórias que já está até batida. Outra coisa que me chamou a atenção foi o filme começar com um atropelamento. É incomum isso em uma primeira cena.
Ainda no seu início, o filme mostra dois adolescentes que acabam de se tornar irmãos após os casamentos de seus pais. Eles têm uma tarde de amor e acabam "grávidos". Cerca de 20 anos depois, Mamie (Lisa Kudrow) trabalha em uma clínica de abortos e esconde um segredo: ela não teve coragem de tirar a criança. Um dia, Mamie recebe a visita de um quase-cineasta, Nicky (Jesse Bradford), que lhe faz uma proposta: ele lhe dirá onde seu filho está se ela permitir que seu reencontro vire um documentário.
Charlie (Steve Coogan), o meio irmão de Mamie, se descobriu gay após o incidente da adolescência e vive com um namorado: Gil (David Sutcliffe). Eles são amigos de um casal de lésbicas, Diane e Pam (Sarah Clarke e Laura Dern), que tem um filho. Charlie cisma que a criança é de Gil.
Charlie tem um restaurante onde trabalha Otis (Jason Ritter). Ele conhece Jude (Maggie Gyllenhaal) uma noite e a convida para ser cantora de sua banda. Otis é gay, mas tem um caso com ela. Jude resolve terminar tudo com ele porque quer investir em seu pai, Frank (Tom Arnold), um empresário dono de um grande shopping. A partir deste emaranhado de coisas o filme vai se desenrolando. Ele é bem leve e dá pra se divertir num sábado a tarde quando não se tem o que fazer.
Nota: 7.
Melhor citação do filme: "Por que você acha que ele é baterista? Assim ele pode olhar pras nossas bundas a noite toda". (Miles - Johnny Galecki)
FINAIS FELIZES (Happy endings) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Don Roos // Lisa Kudrow, Steve Coogan, Jesse Bradford, Bobby Cannavale, Maggie Gyllenhaal, Jason Ritter, Tom Arnold, Sarah Clarke, Laura Dern, Johnny Galecki, David Sutcliffe.

Nenhum comentário: