quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Festival do Rio 2005
HERÓIS IMAGINÁRIOS (IMAGINARY HEROES):
Não é de hoje que o cinema americano produz filmes sobre a decadência da família neste país. Este com certeza não é o primeiro e não será o último a abordar o tema. Quem ainda consegue assistir a estes filmes e tirar algumas coisas boas pode gostar de Heróis Imaginários. Mas não espere surpresas monumentais durante sua exibição.
O filme começa mostrando o suicídio de Matt Travis (Kip Pardue), o nadador mais promissor dos Estados Unidos. Acontece que Matt odeia natação, mas é tão bom nisso que sua família não percebe seu ódio. Com seu suicídio, seus parentes tem suas vidas viradas de cabeça para baixo. O pai de Matt, Ben Travis (Jeff Daniels) parece ser o mais abalado com tudo. Afinal, era ele quem incentivava o filho e ao mesmo tempo não o conhecia. Enquanto isso, Ben se afastava de Tim (Emile Hirch), o filho caçula e mais "estranho" da família. Este tem apoio de sua mãe, Sandy (Sigourney Weaver). Ela entende as necessidades do filho porque ela mesma as tem. Sandy é aquele tipo de dona-de-casa que não se preocupa mais com si própria e que tem o tédio como rotina.
O filme mostra como esta família tenta se reerguer após a tragédia com o filho mais velho. "Estilo mulherzinha" total, ele não agradará a maioria dos homens, que devem dormir durante a exibição. É interessante, mas não tem nada a acrescentar. Quem viu um filme de família problemática já viu todos. Nota: 6.
Melhor citação do filme: "Estes são os melhores anos de nossas vidas. Pelo menos é o que nos dizem. Pessoalmente, eu odiei o Segundo Grau. Eu odiei todos vocês e espero que todos apodreçam no inferno" (Shelly Chan [Sara Tanaka] durante seu discurso como oradora da turma de formandos do Segundo Grau).
HERÓIS IMAGINÁRIOS (Imaginary heroes) - 2004 - Gênero: Drama - Direção: Dan Harris // Sigourney Weaver, Emile Hirch, Jeff Daniels, Sara Tanaka, Kip Pardue.

Nenhum comentário: