quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Festival do Rio 2005
A NOITE FANTÁSTICA (LA NUIT FANTASTIQUE):
http://ia.imdb.com/media/imdb/01/I/66/23/81m.jpg

O dia em que vi A noite fantástica foi aquele em que eu mais assisti a filmes no Festival. Foram cinco ao todo. E quanto fui ver este, já estva cansada. Quase desistindo... Ainda mais que este era um dos poucos filmes em que não tinha ingresso comprado. Mas, como boa cinéfila, resisti ao cansaço e fui. Chegando na sala de projeção, na Cândido Mendes de Ipanema, me dou conta de que o filme é falado em francês com legendas em espanhol... Atenção pessoas! Nunca deixem de se informar sobre isso durante o festival! É muito importante! Eu comecei a aprender francês na 6a série mas, obviamente, não me lembrava e ele nem seria suficiente para ver um filme. Minha sorte foram as legendas em espanhol! Ainda bem que estou terminando o curso. Daí foi razoável de assistir!
A noite fantástica conta a história de Denis (Fernand Gravey). Ele vive distraído ou dormindo. Isto porque estuda na faculdade à noite e trabalha durante o dia. Nos últimos tempos, Denis anda sonhando sempre com a mesma mulher; uma desconhecida vestida de branco. Um dia, enquanto dormia no trabalho novamente, a mulher esbarra nele. Denis a segue e se envolve em diversas tramas. O mais interessante é que a gente não sabe exatamente no começo se o que está acontecendo na tela é sonho ou realidade. O filme é de 1942. De vez em quando é legal ver filmes antigos. Assim podemos estudar mais as técnicas do passado. Mas o problema é ter acesso a eles. Ainda bem que existem esses festivais! Nota: 7.
A NOITE FANTÁSTICA (La nuit fantastique) - 1942 - Gênero: Romance - Direção: Marcel L'Herbier // Fernand Gravey, Micheline Presle, Saturnin Fabre, Charles Granval, Bernard Blien, Marcel Levesqué, Cristiane Nère.

Nenhum comentário: