quinta-feira, 20 de outubro de 2005


Festival do Rio 2005
O JARDINEIRO FIEL (THE CONSTANT GARDENER):
Cada vez mais eu estou admirando o diretor brasileiro Fernando Meirelles. Depois de ter adorado Domésticas, o filme e amado Cidade de Deus, fiquei apreensiva para ver o novo trabalho dele. Ainda mais por ser o seu primeiro trabalho "mundial", digamos assim. Fui ver O Jardineiro Fiel com muita ansiedade no festival. Sempre que fico assim me decepciono. Mas não foi esse o caso. Amei! Foi o melhor filme que vi durante o Festival do Rio.
Ele narra a história do diplomata inglês Justin Quayle (Ralph Fiennes) à serviço no Quênia. Este é um homem pacífico, que não se mete em problemas referentes ao país em que está. Tudo com que ele se importa são a mulher e o seu jardim. Sua esposa, Tessa Quayle (Rachel Weisz) é o seu contrário. Ela é uma mulher idealista e que luta pelas minorias. Mas seu comportamento incomoda grandes corporações farmacêuticas e autoridades internacionais. Quando Tessa é assassinada, Justin sofre uma mudança. O amor pela mulher faz com que ele tente descobrir o que ela investigava para saber quem a matou.
O Jardineiro Fiel é um filme lindo e delicado de amor, suspense, investigação e denúncia. A fotografia é divina e o roteiro também. Me deu vontade de ler o livro que lhe deu origem, de John Le Carré. Os atores também merecem destaque. Aponto principalmente Ralph Fiennes, que vai de um tom a outro do personagem sem ficar forçado. Coisa que poucos conseguem. E Rachel Weisz está apaixonante. Claro que também deve ser creditado ao diretor o fato do filme ser tão bom. Com certeza, Fernando Meirelles não estará em nível inferior a nenhum dos diretores que estiverem a seu lado na noite do Oscar. Pena que eu não acredito que vá ganhar alguma coisa...
Nota: 10.
O JARDINEIRO FIEL (The constant gardener) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Fernando Meirelles // Ralph Fiennes, Rachel Weisz. Fonte da imagem: IMDB.

Nenhum comentário: