quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Festival do Rio 2005
MANDERLAY (MANDERLAY):
Após todos os eventos ocorridos na cidade de Dogville, Grace Mulligan (Bryce Dallas Howard) está em viagem com seu pai (William Dafoe) e seus capangas pelo país. Eles acabam parando em uma fazenda chamada Manderlay. Lá, a escravidão ainda existe, embora tenha sido extinguida do país há muito tempo. Grace resolve ajudar os escravos a conquistar a liberdade, apesar dos protestos de seu pai e dos donos da fazenda. Acontece que os escravos ficam perdidos com a nova situação e não sabem como proceder. Grace deixa novamente a companhia de seu pai para praticar boas ações. E mais uma vez ela vai ver que o coração humano é muito ingrato e não sabe retribuir a caridade que recebe.
Antes de tudo, vamos deixar uma coisa bem clara: Manderlay definitivamente não é melhor do que Dogville, como ouvi muita gente dizendo durante o festival. Sim, o filme é interessante e eu gostei. Mas não chega nem a unha do dedinho do pé em matéria dos sentimentos que me despertou o filme anterior. Dogville é sem dúvida um dos melhores que eu já vi na vida! Manderlay é legal e ponto.
É inevitável fazer a comparação entre os dois. E enquanto eu assistia a Manderlay vários pensamentos me ocorriam. Primeiro, eu não gosto nem um pouco quando mudam os atores em personagens já existentes. Não consigo dar credibilidade para a Grace de Bryce Dallas, sabendo que ela já foi feita pela Nicole Kidman. Mas isto é uma coisa que incomoda apenas a poucas pessoas, como eu. E também não chega a ser um problema gigante porque Bryce Dallas está bem no papel.
Em segundo lugar, discordei de algumas abordagens do roteiro. Por exemplo: depois de todo sofrimento que passou na cidade de Dogville, sendo boazinha para os habitantes, eu duvido que Grace seria tão solícita para o bem. É como se nada antes tivesse acontecido. Soa falso. No mínimo, com todos os acontecimentos terríveis do filme anterior, Grace se tornaria mais desconfiada. Tem também o fator sexualidade. Após ter sido estuprada por quase toda a cidade de Dogville, eu duvido muito que Grace sentisse desejos sexuais tão rapidamente. Tudo bem que não sabemos quanto tempo se passou entre um filme e o outro. Mas uma mulher que sofre abusos fica marcada e têm que buscar ajuda psicológica. Ela simplesmente não fica tendo desejos com jovens negros tomando banho.
Em resumo, o filme é legal, mas me deixou de pé atrás. Se não fosse todos esses questionamentos, que só existiram porque Manderlay é uma continuação. Aliás, quando li que Dogville teria uma continuação me perguntei: "Para quê"? O que uns trocados não fazem, não é? Mas não deixa de ser interessante. E agora é aguardar o terceiro. Vamos ver no que vai dar essa recente mania de transformar tudo em trilogia. Nota: 7.
MANDERLAY (Idem) - 2005 - Gênero: Drama - Direção: Lars Von Trier // Bryce Dallas Howard, Willian Dafoe, Danny Glover, Isaach de Bankolé.

Nenhum comentário: