terça-feira, 11 de outubro de 2005

Festival do Rio 2005
ALÉM DO AZUL (THE WILD BLUE YONDER):
Este é definitivamente um dos filmes mais loucos que já vi na vida. Aliás, uma correção. Este é um dos documentários mais loucos que já vi na vida. Nunca tinha assistido a algum trabalho do diretor Werner Herzog. Quando comentei que tinha visto este, algumas pessoas comentaram que ele é conhecido por "viajar" em seus filmes.
Embora algumas pessoas que assistiram ao filme do meu lado não tenham gostado, eu achei bem interessante. É uma "viagem legal". Mas nos momentos em que o filme mostra o cotidiano de astronautas é um pouco cansativo. As seqüências são longas e com certeza alguém menos paciente e muito cansado pode até acabar dormindo. Mas para isso há a trilha com músicas africanas nestes momentos. Acho difícil alguém conseguir dormir.
O documentário é apresentado por um alienígena vindo de Andrômeda (Brad Dourif). Ele explica como alguns de seus conterrâneos foram parar na Terra. O alien trabalha na NASA e esteve presente nos estudos secretos da Área 51 e da queda de um OVNI em Roswell. Os homens, com medo de terem infectado o planeta com alguma bactéria alienígena ao abrir a espaçoave, resolvem mandar uma equipe de astronautas para o espaço, em busca de um novo planeta habitável. A missão passa por diversos problemas. O documentário foi filmado em algumas partes da NASA e alguns cientistas aparecem descrevendo teorias espaciais que fariam qualquer nerd de plantão babar em êxtase.
O documentário não agradará a todo mundo, com certeza. Eu gostei porque gosto de filmes que me fazem viajar. Mas não recomendo para qualquer um. Nota: 6.
ALÉM DO AZUL (The wild blue yonder) - 2005 - Gênero: Ficção/ Documentário - Direção: Werner Herzog // Brad Dourif.

Nenhum comentário: