quarta-feira, 12 de outubro de 2005

Festival do Rio 2005
HINOKIO (HINOKIO - INTERGALATIC LOVE):
Esse filme fazia parte da mostra para o público infantil do festival. Entre os adultos, somente eu e mais uns cinco. O resto era só turmas de colégio... Ah! Tinha os professores também!
Já tinha ouvido falar que Hinokio era um filme muito bonitinho. Como já tinha mesmo marcado para ver, nem me importei de estar no cinema às 9h da manhã.
Uma das coisas que aprendi neste festival é que os filmes japoneses também são muito bacanas. Eu confesso que nunca tinha dado muita atenção a eles. Sempre achei que se resumiam a películas de artes marciais. Quem viu um destes viu todos. Mas percebi que não é bem assim. E este em especial, me chamou mais a atenção. Ele é realmente voltado para o público infantil, mas nem por isso "pega leve" como os filmes norte-americanos. Hinokio mostra a perda de um dos pais, o desentendimento com a família, o fracasso amoroso, os preconceitos com pessoas diferentes ou deficientes, a distância entre pais e filhos. Pois é... Essas coisas existem de verdade no mundo das crianças japonesas.
Hinokio conta a história de um menino chamado Satoro Iwamoto (Kanata Hogo). Ele estava dentro do carro com a mãe quando aconteceu o acidente que a matou. Satoro ficou paralizado da cintura para baixo, mas com possibilidade de melhora. Mas Satoru não tem mais prazer pela vida. Ele sequer conversa ou vê o pai. Satoro o culpa pela morte da mãe, já que eles estavam brigados. O menino não quer mais ir para a escola, por causa do seu problema físico. Seu pai cria um robô que faz isso por ele. E através do equipamento, Satoro começa a fazer novos amigos que vão lhe dar lições de vida. Nota: 8.
HINOKIO (Hinokio - Intergalatic love) - 2005 - Gênero: Drama / Infantil - Direção: Takahiko Akiyama // Kanata Hogo, Mikako Tabe, Masatoshi Nakamura.

Nenhum comentário: