sábado, 22 de julho de 2006

RAY (IDEM):
Este filme me foi tão recomendado que eu não poderia deixar de assistir. Gosto de música, mas confesso que sou completamente analfabeta no tema. Só conheço o que o povão conhece, o que toca nas rádios e nas TVs. Mas claro que as unânimidades eu conheço, nem que seja de apenas ouvir falar. Ray Charles é um desses que eu conheço bem pouco. A cinebiografia era então uma fonte de informações para mim. Não sei até onde isto é exagero ou não, mas as informações que me chegaram davam conta de que ela não é muito fantasiosa e está bem perto do que foi a vida deste grande músico.
O filme mostra desde a infância paupérrima até o momento de fama e dinheiro de Ray Charles, passando por crises no casamento, casos extraconjugais e problemas com drogas. Coisas normais nas vidas de qualquer músico de sucesso. Uma das coisas que eu mais gostei no filme - e que eu não conhecia, claro - foi a história de como ele ficou cego. O trauma com a morte do seu irmão mais novo foi tão grande que ele foi perdendo a visão aos poucos. Outra coisa muito interessante foi a força da mãe dele. Se a personagem foi baseada na personalidade de verdade Ray Charles foi mesmo um privilegiado e muito do que ele foi, veio da força da mãe.
Outra coisa que é inegavelmente notável neste filme é a atuação do ator Jamie Foxx no papel título. Quando me disseram que ele parecia "incorporar" o músico, achei que era exagero. Mas quando vi o filme, concordei plenamente. Jamie Foxx é a força que move o filme e nasceu para ser Ray Charles. A atuação é comovente e perfeita.
Realmente Ray é um filme que merece ser visto. Não só por aqueles que são fãs ou gostam de música. A cinebiografia deve ser vista por todos nós que devíamos conhecer um pouco mais da cultura mundial. Também acho que é um filme importante para mostrar que a força de vontade nos leva longe. Muito bom mesmo! Nota: 9.
Melhor diálogo do filme:
- Então, Ray... Nós temos que conversar sobre seu sobrenome: Robinson. Sugar Ray tem o franchise desse nome. Então eu estava pensando no seu nome do meio: Charles. Seria "Ray Charles". (Jack Lauderdale - Robert Wisdom)
- Eu não ligo como vocês me chamam, cara, contanto que o nome esteja no disco. (Ray Charles - Jamie Foxx).
RAY (Idem) - 2004 - Gênero: Drama - Direção: Taylor Hackford // Jamie Foxx, Kerry Washington, Regina King, Clifton Powell, Harry J. Lennix, Robert Wisdom // Fonte da imagem: IMDB.

Nenhum comentário: