domingo, 14 de janeiro de 2007

DIAMANTE DE SANGUE (BLOOD DIAMOND):
O continente africano é vítima de muitas guerras e de exploração pelo homem branco há muito tempo. Parece que ultimamente Hollywood anda olhando para aquela região do mundo, finalmente. E este filme é um dos que pertencem a safra de filmes preocupados com a situação no continente.
Diamante de sangue tem como base Serra Leoa. Em 1999, o país passava por uma guerra civil devastadora, onde milhões tentavam se refugiar e quem ficava sofria diversas conseqüências: a morte, o trabalho escravo em minas de diamante ou, se fosse jovem, se juntar à milícia anti-governista.
Dentro deste caos, temos a família de Solomon Vandy (Djimon Hounsou, maravilhoso!). Ele é um pescador que sonha um futuro melhor para seu filho mais velho Dia (Kagiso Kuypers). Mas este sonho parece ir por água baixo quando sua vila é invadida por milicianos. A família de Solomon consegue fugir, mas ele é levado para trabalhar nas minas. A sua sorte parece mudar quando ele encontra um enorme diamante rosa e o esconde. Mas todos querem a pedra para si. No caminho de Solomon vão aparecer, além da milícia, claro, Danny Archer (Leonardo DiCaprio), ex-combatente em Angola e, embora branco, nascido no Zimbábue. Ele agora é traficante de diamantes e quer a pedra rosa de qualquer jeito, para deixar o continente africano. Além de Danny, também tem a jornalista idealista Maddy Bowen (Jenniffer Connely), que está na África para fazer uma matéria sobre os "diamantes de sangue": pedras que são compradas por grandes corporações internacionais mesmo que todos saibam as formas cruéis que elas são encontradas e para que elas servem (trocar por armas para a guerrilha).
No meio de toda essa confusão está Solomon, que só quer encontrar sua família. Danny e Maddy o ajudam. Mas ambos querem algo em troca: ele, o diamante; ela, a história. Ambos aceitam ajudar Solomon a tirar a família do abrigo de refugiados e seu filho Dia, das mãos da milícia.
Este é um filme de aventura em tom politicamente correto. Fala da exploração da população africana, da cobiça humana, de corrupção e todos os males possíveis que a guerra causa. Mas ao mesmo tempo, mostra que existem pessoas como Solomon que só quer viver em paz com a família, ou Maddy, que, embora cética, no fundo deseja fazer a diferença. Para contrabalançar, Danny, que só pensa em si mesmo... Mas começa a derreter seu coração frio com a convivência com Solomon. Mesmo disfarçando e com vários interesses em jogo.
Diamantes de sangue é um filme muito interessante para aqueles que se interessam com os problemas do continente africano. Ali existe ficção, claro, mas também tem muito de realidade. E também é interessante como alerta a nossa indiferença capitalista para o que ocorre com o resto do mundo, pois o que importa é termos nossas mercadorias. É de fazer pensar... Nota: 8.
Melhor diálogo do filme:
- Que tal irmos para o seu apartamento para ver o que tem no mini-bar? (Danny Archer - Leonardo DiCaprio)

- Eu sou jornalista. Já bebi tudo. (Maddy Bowen - Jennifer Connely)

DIAMANTE DE SANGUE (Blood diamond) - 2006 - Gênero: Drama - Direção: Edward Zwick // Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou, Jennifer Connelly, Arnold Vosloo, Kagiso Kuypers // Fonte da imagem: Adorocinema.

Nenhum comentário: