sábado, 27 de janeiro de 2007


LARANJA MECÂNICA (A CLOCKWORK ORANGE):
Este é o meu filme preferido do diretor Stanley Kubrick! Nem sei se me sinto digna de escrever sobre ele! rs
Laranja Mecânica é uma fábula futurista e, embora tenha sido realizada em 1971, é tão atual que chega a assustar. Ele tem como personagem principal Alex (Malcolm MacDowell), um jovem inglês de classe média, que tem uma vida bem fútil e vazia. Ele e sua gangue se divertem roubando, estuprando, batendo em bêbados e mendigos. Eles se encontram todos os dias em um bar da moda e tomam leite aditivado com uma substância que os fazem viajar e acelerar. Alguém já viu esse tipo de coisa antes?
Mas a farra de Alex chega ao fim no dia em que ele invade um spa para roubar e comete um assassinato. Seus amigos ainda o traem. Alex vai parar na prisão e para tentar se livrar de sua sentença, aceita fazer parte de uma experiência do governo britânico sobre a violência. Ele sai da cadeia completamente outro. Não consegue mais cometer qualquer ato de violência e, com isso, começa a sofrer.
É impressionante como Kubrick conseguiu realizar um filme em 1970 tão atual para nós do século XXI. E este é um dos motivos que fazem de Laranja Mecânica o meu favorito. É um filme cheio de metáforas políticas, sobre comportamento, banalidade da violência, juventude perdida etc. Valhe a pena ver e rever sempre. Como eu faço. Nota: 10.
Melhor cena do filme: Dentre tantas cenas geniais, vou citar a do assalto e estupro ao som de "Singing in the rain".
LARANJA MECÂNICA (A clockwork orange) - 1971 - Gênero: Drama - Direção: Stanley Kubrick // Malcolm McDowell, Warren Clarke, James Marcus, // Fonte da imagem: IMDB.

Nenhum comentário: