sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

O ILUSIONISTA (THE ILUSIONIST):
Viena, fim do século XIX e início do XX. Um garoto conhece uma garota de uma classe superior a sua. Enquanto ele é filho de um marceneiro, ela é de família nobre, uma duquesa. Os dois ficam muito amigos e acabam se apaixonando. Mas as regras da sociedade impedem qualquer contato de ambos. Ameaçado pela realeza, ele foge de casa para que sua família não sofra as conseqüências.
No mesmo período em que conhece a menina-duquesa, ele se interessa por magia e ilusionismo. Começa aprendendo com um senhor misterioso na beira de uma estrada. Quando foge de casa, aperfeiçoa a técnica e transforma-se no grande Eisenheim (Edward Norton), um ilusionista capaz de chocar qualquer platéia. E depois de muitos anos, volta para casa.
Sem se identificar como antigo filho da terra, Einsenheim se apresenta em teatros de Viena e seu sucesso é tremendo. Tanto, que sua fama chega à realeza. Um dia, o príncipe herdeiro Leopold (Rufus Sewell) e a corte vão conferir sua apresentação. E é neste momento que ele descobre que sua antiga amada Sophie (Jessica Biel) está comprometida com o futuro rei. Ela não o reconhece, à princípio. Mas quando isto acontece, o amor retorna e ambos precisam lutar de todas as formas por ele.
Os atores estão muito bem. O que dizer de Paul Giamatti e Edward Norton que ainda não foi dito? Mas todos estão realmente bem. Outra coisa que eu achei legal foi a opção da direção de fotografia de fazê-lo mais escuro, quase sem cores, meio amarelado... Dá a sensação que estamos vendo um filme do começo do século, quando o cinema estava engatinhando.
O filme é daqueles que tem uma reviravolta na história. E eu adoro filme assim. Mas confesso que não percebi nada da primeira vez que vi. Só na segunda. Recomendo! Nota: 8.
Melhor citação do filme: "Tudo o que você ver aqui terá sido uma ilusão." (Eisenheim - Edward Norton)
O ILUSIONISTA (The Ilusionist) - 2006 - Gênero: Drama - Direção: Neil Burger // Edward Norton, Paul Giamatti, Jessica Biel, Rufus Sewell, Eddie Marsan // Fonte da imagem: IMDB.

Nenhum comentário: