quarta-feira, 7 de fevereiro de 2007

PRO DIA NASCER FELIZ (IDEM):
Fui ver este documentário completamente livre de ansiedade e expectativa. Fui movida simplesmente pelo trailer que tinha visto na TV. Achei interessante um documentário que mostrasse a visão dos adolescentes. Saí da sala em prantos. É verdade. E durante o filme, passei por um misto de pena, tristeza, desilusão, medo, indignação e falta de fé no país.
Pro dia nascer feliz mostra as diferentes dificuldades que os estudantes brasileiros passam nas escolas. Ele não foca apenas na classe menos previlegiada. São escolas do interior do Nordeste (acho que no Ceará), duas escolas públicas de SP, uma pública de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e duas escolas particulares (uma em SP e outra no RJ). Em cada uma delas, os jovens passam por conflitos diferentes. E é impressionante ver a força de vontade de alguns professores e alunos. Mas também dá medo perceber a falta de perspectiva e a banalidade da violência para alguns deles. E para quem pensa que filhos das classes abastadas não passam por problemas, o exemplo também está lá. Sempre há problema, independente do quanto de dinheiro você possua... Parabéns para o diretor João Jardim. Um documentário excelente. Agora me interessei em ver Janela da Alma.
Nota: 9.
Melhor depoimento do filme: Não sei se é o melhor depoimento, mas com certeza foi o mais chocante para mim. Quando uma jovem narra como assassinou uma outra na escola e o motivo. A frieza e a certeza da impunidade são de dar medo...
PRO DIA NASCER FELIZ (Idem) - 2006 - Gênero: Documentário - Direção: João Jardim /// Fonte da Imagem: Adoro Cinema.

Nenhum comentário: