sábado, 8 de setembro de 2007

TROPA DE ELITE (ELITE SQUAD):
Antes de começar a escrever sobre o filme, vou colocar às coisas de forma clara: sim, eu assisti a versão pirata de Tropa de Elite. Eu não comprei, mas uma versão copiada veio parar em minhas mãos. A primeira vez que assisti fiquei tão impactada que mal consegui dormir direito. Era um filme cruel, assustador, duro e incrivelmente real. Era impressionante como um diretor finalmente colocou às claras o que acontece nos bastidores do crime. Só que desta vez era através da visão da Polícia, uma coisa diferente. Sensacional!
Com o fim da hipocrisia (afinal, ninguém admite ter visto a versão pirata, embora ela tenha batido recordes de vendagem), podemos falar sobre a versão oficial - a que foi lançada no cinema. Sim, porque também fui no cinema ver Tropa de Elite. Um filme sensacional como esse merecia ser visto em tela grande. Paguei meu ingresso e vi (com carteirinha de estudante válida!). E... não tive o mesmo encanto...
Quer dizer, o filme continua sensacional. Mas as (pequenas) mudanças que foram feitas para se diferenciar da versão pirata acabou tirando-o do lado "nu e cru" para jogá-lo do outro lado do muro. Tropa de elite ficou um pouco mais clean.
Poucas pessoas compartilham da minha opinião. Mas quem viu muitas vezes a versão pirata (a ponto de quase decorar todas as falas) e vê a versão oficial se choca com sutilezas. Por exemplo: a narração do capitão Nascimento (Wagner Moura). A versão pirata me parece mais real do que a oficial. Limparam demais algumas falas. A crueza foi embora, quem sabe para que as senhorinhas mais sensíveis pudessem ver na sala de suas casas. A edição e a montagem também colaboram nesta limpeza padrão Hollywood (por que tiraram os capítulos?). E o filme que era extremamente sensacional ficou só sensacional.
Ok, sensacional também é um bom adjetivo para Tropa de Elite. E eu realmente acredito nisso. É um dos melhores filmes feitos no Brasil até agora. Sou fã de carteirinha. Dou a maior nota possível. Mas, no meu íntimo, penso que a versão pirata era melhor... Que pena que vazou... Nota: 10.
Melhor diálogo do filme:
- Você é estudante? Bota a cara aqui... Aqui! Bota a cara aí! Tá vendo isso aqui? Tá vendo esse buraco aqui? Quem matou esse cara aqui? Quem matou esse cara aqui? (capitão Nascimento - Wagner Moura)

- Eu não vi... (estudante)

- Você não viu? Você viu! Você viu! Quem matou? Pode falar! Pode falar! Fala! Fala! Fala! Quem matou? (capitão Nascimento)

- Foi um de vocês... (estudante)

- Um de vocês o caralho! Um de vocês é o caralho! Quem matou esse cara aqui foi você! Seu viado! É você que financia essa merda aqui... Seu maconheiro, seu merda! A gente vem aqui pra disfazer a merda que você faz... É você que financia esta merda... Seu viado! (capitão Nascimento).

Observação: Foi difícil escolher desta vez! Esse filme é cheio de citações maneiras e que viraram bordões nacionais.

TROPA DE ELITE (FILME (Elite Squad) - 2007 - Gênero: Crime - Direção: José Padilha // Wagner Moura, Caio Junqueira, André Ramiro, Maria Ribeiro, Fernanda Machado, Fernanda de Freitas, Paulo Vilela, Milhem Cortaz, Fábio Lago, Fernanda de Freitas, André Felipe // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: