sábado, 20 de setembro de 2008


AMISTAD (AMISTAD):
Adoro ver filmes que falam sobre a luta dos negros (sim, vou usar essa palavra e não aquelas idiotices politicamente corretas) pelo fim da escravidão e pela sua liberdade. Sempre são filmes inspiradores, que me deixam emocionada e me fazem refletir. Este não é diferente.

O longa é baseado em uma história real. Se passa em 1839, quando um grupo de futuros escravos consegue soltar suas correntes e tomar o navio Amistad, próximo ao litoral de Cuba. O massacre é grande, mas eles salvam o comandante do Navio e seu ajudante para que os guie de volta a África. Acontece que os "homens brancos" os enganam, rodam com o navio pelo mar e chegam até Conecticut, nos EUA. Lá, eles são aprisionados e começam a ser julgados pelos crimes dentro do navio.

O que no começo era um caso de homicídio se torna algo grande. Os abolicionistas entram na história para pedir a liberdade e a devolução do grupo para a África. Acontece que mais gente entra nesta história. O governo americano que, em pleno momento crucial para a Guerra de Secessão, tenta de tudo para manter o caso como assassinato. Além disso, a rainha da Espanha, Isabella II (Anna Paquim, entra na história querendo reaver o grupo de escravos que nunca lhe pertenceu.

Amistad é um filme emocionante! Ele tem duas coisas que sempre me chamam atenção em produções: a luta por um ideal e julgamentos (adoro filmes com julgamentos!). Os atores estão irretocáveis e a produção de época também. Não lembro de ter visto um defeito sequer.

Destaco também o trabalho de Spielberg. Tudo bem, ele é um dos meus diretores favoritos... Mas nem tudo que ele fez eu gosto (não mencionem A.I., por favor!). Acontece que Amistad é um filme sensível e desafiador. Até porque ainda hoje nós presenciamos episódios de preconceito. As cenas que mostram o sofrimento dentro do navio me chocaram profundamente. Elas fazem perguntar quem são os verdadeiros assassinos.

A escravidão foi (e ainda é) um dos episódios mais vergonhosos da história da humanidade. E a gente continua caprichando nisso... Nota: 9.

Melhor citação do filme: "Que tipo de lugar é esse onde o que você diz não significa o que você quer dizer? Onde as leis quase funcionam? Como vocês podem viver assim? (Joseph Cinque - Djimon Hounsou, em Mende).

AMISTAD (Idem) - 1997 - Gênero: Drama - Direção: Steven Spielberg // Morgan Freeman, Anthony Hopkins, Djimon Hounsou, Matthew McConaughey, Anna Paquim // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: