domingo, 14 de setembro de 2008

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (BLINDNESS):
Em uma cidade grande como outra qualquer no planeta, um homem (Yusuke Iseya) dirige seu carro em direção à sua casa. Ele para no sinal de trânsito e de repente, quando o sinal abre... ele está cego. Este é o ponto de partida para o filme Ensaio sobre a cegueira, homônimo do livro de José Saramago em que foi baseado.

O homem procura ajuda médica e o oftalmologista (Mark Ruffalo) não encontra uma explicação para a tal "cegueira branca" que ele sente. Manda-o procurar outro médico, mal sabendo que logo depois, ele e os pacientes que estão em sua sala de espera vão passar pelo mesmo problema. Em pouco tempo, a tal cegueira branca toma conta de toda a cidade. Todos são infectados, menos a mulher do médico (Juliane Moore).

Com medo da epidemia se espalhar ainda mais, o governo resolve confinar os infectados em uma espécie de hospital de quarentena. Mas com o tempo, os cegos descobrem que não estão lá para tratamento, e sim para que o problema seja varrido para baixo do tapete. O caos se instaura conforme a quantidade de pessoas vai aumentando e com a falta de assistência do governo.

Ensaio sobre a cegueira é um dos poucos filmes em que li o livro antes de vê-lo. Li um ano antes. O livro é maravilhoso! Fantástico!!! Fiquei admirada com a forma como foi escrito. Saramago não deu nome aos seus personagens, mas sabemos exatamente de quem ele está falando o tempo inteiro. Ele também não usa a pontuação tradicional, mas isto também é indiferente.

Estava, ao mesmo tempo, ansiosa e apreensiva para ver este filme. Confio no diretor Fernando Meirelles, mas Ensaio não é um livro fácil de ser filmado. Mas, como bom diretor que é, ele se cercou de bons profissionais e fez um filme à altura do livro. Eu adorei! Não me decepcionou nem um pouco e está muito parecido com o livro.

Ensaio é um filme sensacional. Igual ao livro. Mostra a degradação humana, o desespero, a natureza dos homens e tudo de ruim que, em geral, não queremos ver. Também mostra bondade e solidariedade. Coisas que fazem parte do nosso ser. Vale a pena assistir e ler também! Nota: 9.

Melhor citação do filme: "A única coisa mais assustadora que a cegueira é ser a única que pode ver." (A mulher do médico - Juliane Moore)

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA (Blindness) - 2008 - Gênero: Drama - Direção: Fernando Meirelles // Juliane Moore, Mark Ruffalo, Alice Braga, Danny Glover, Gael García Bernal, Yusuke Iseya // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: