domingo, 14 de setembro de 2008

A CULPA É DO FIDEL (LA FAUTE À FIDEL):
Ana de La Mesa (Nina Kervel-Bey) é uma menina de 9 anos que está acostumada com as coisas boas da vida. Estuda em um excelente colégio de freira, mora numa casa grande com jardim, enfim, tem tudo do bom e do melhor. Mas sua vida muda quando seu tio Quino é assassinado. Estamos nos anos 70.

Seu pai, Fernando de La Mesa (Stefano Accorsi) passa por um drama de consciência com o evento. Ele, um espanhol que se refugiou na França, fugiu de seu país quando as coisas não estavam bem politicamente. Agora, com a morte do cunhado, resolve fazer alguma coisa. E é aí que a vida de Ana e de sua família muda radicalmente.

Os pais da menina começam a se engajar em programas sociais e chegam a viajar para a América Latina. Os dois também se envolvem com um grupo pró-Allende no Chile e na luta pela liberação do aborto. Mudam de casa e de estilo de vida de repente. E Ana, mesmo sem querer embarcar nessa, não tem outra saída.

A culpa é do Fidel tem na menina Nina Kervel-Bey seu maior trunfo. Sua cara emburrada o tempo todo demonstra o que se passa na cabeça da menina, que não quer saber de mudanças e sequer foi perguntada se queria passar por isso. De repente, ela se vê sem sequer poder assistir as aulas de catecismo. É um filme fofo, de certa maneira, mas que, ao mesmo tempo, me fez pensar. Não na questão social em si, mas no quanto os pais podem estar despreparados para cuidar dos filhos. Do quanto as decisões deles podem influenciar a vida das crianças, para o bem ou para o mal. Nota: 7.

Melhor citação do filme: "Você é um dos barbudos?" (Ana de La Mesa - Nina Kervel-Bey)

A CULPA É DO FIDEL (La faute à Fidel) - 2006 - Gênero: Drama - Direção: Julie Gravas // Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Benjamin Feuillet // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: