domingo, 4 de janeiro de 2009

CREPÚSCULO (TWILIGHT):
Fui assistir a esse filme no cinema com uma amiga, completamente alheia ao sucesso comercial que ele fazia entre os adolescentes. Eu já tinha ouvido falar da série de livros, mas "não liguei o nome à pessoa". De certa forma foi bom. Assim, fui assistir isenta da histeria.

Crepúsculo é o primeiro livro/filme da série escrita por Stephenie Meyer. Como diversos romances existentes no mundo, ele trata da história de um amor praticamente impossível. No caso, é entre uma humana, Bella Swann (Kristen Stewart), e um vampiro, Edward Cullen (Robert Pattinson). O mérito é todo da escritora pois, entre tantas histórias de amor impossíveis no mundo, ela foi justamente trabalhar um filão pouco ou mesmo nunca explorado.

Bella muda-se para o condado de Forks para viver com seu pai. Ela conhece Edward na escola e fica fascinada pelo rapaz. Ele é misterioso, quieto e parece não gostar da sua presença. Mas na verdade, está confuso sobre os sentimentos que a moça desperta nele. Bella descobre o que Edward é de verdade e os dois resolvem assumir o romance.

Claro que não vai ser fácil. Existem muitos perigos envolvendo a relação. Além do próprio Edward ter que constantemente lutar contra seus instintos de vampiro caçador, um clã rival ronda o condado e Bella pode ficar em perigo.

Crepúsculo traz muita ação e romance. Mas achei a produção "meia boca"... Parece que tudo foi feito à toque de caixa, para não perder o bonde do sucesso do filme. Sinceramente, com um sucesso comercial desses nas mãos, deviam ter feito um filme mais cuidadoso. Além disso, não acho que Robert Pattinson seja um bom ator. Desde sua aparição em um dos filmes de Harry Potter que o acho fraco. E nada bonito.

Claro que os fãs da série não concordarão comigo. Mas eu, macaca velha de cinema e amante de histórias de vampiros, não caí nas graças desse filme. A história é original. Os livros devem ser interessantes. Mas para quem é iniciado em histórias de vampiros, houve muita desvirtualização das criaturas das trevas. Aquela história de poder pegar sol e ficar brilhando como diamente provavelmente fez Bela Lugosi e Bram Stocker se contorcerem no túmulo! Foi demais pra mim... Por essa e por outras que minha nota é baixa. Nota: 6.

Melhor citação do filme: "E então o leão se apaixonou pelo carneiro..." (Edward Cullen - Robert Pattinson)

CREPÚSCULO (Twilight) - 2008 - Gênero: Romance - Direção: Catherine Hardwicke // Kristen Stewart, Robert Pattinson // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: