sábado, 31 de janeiro de 2009

O LUTADOR (THE WRESTLER):
Randy "The Ram" Robinson (Mickey Rourke) já foi um grande atleta de luta-livre. Ele dominou os anos 80, ganhando muito dinheiro e fãs. Hoje, 20 anos depois, Randy continua lutando. Mas não é nem a sombra do que era naquela época.

O lutador mostra a triste história do decadente Randy. Ele vive com o pouco dinheiro que consegue nas poucas lutas que faz. Também trabalha em um supermercado por meio período. É apaixonado por Cassidy (Marisa Tomei, linda!), uma dançarina de boate erótica que o vê apenas como amigo. E tem uma filha, Stephanie (Evan Rachel Wood), que, por causa do seu abandono, não o quer ver nem pintado de ouro. Acontece que Randy agora está passando por um problema... Ele tem que parar de lutar, pois está com um grave problema de coração.

O filme de Darren Aronofscky é muito triste e comovente. Adorei o jeito que ele escolheu filmar: a maioria do tempo, ele segue o personagem de Randy. Mickey Rourke aparece muitas vezes de costa, o que dá a impressão de que ele ainda é um grande lutador. Ao mesmo tempo, parece que Randy está sempre entrando no ringue para lutar. O que não deixa de ser verdade, metaforicamente falando.

É um filme duro e triste, que mostra como pesa a decadência e como a gente comete erros quando está por cima. Eu não estava muito animada para ver, mas fiquei surpresa.

Ao mesmo tempo, personagem e ator se confundem. A vida de Randyy "The Ram" Robinson e de Mickey Rourke não são muito diferentes. Este também foi um ator de muito sucesso nos anos 80. Uma estrela de alto nível. Até que começou a surtar e hoje é uma caricatura de si mesmo. Estragou seu corpo e seu rosto e está mais parecido com um Frankstein. E isso não tem nada a ver com a idade. Ainda bem que, pelo menos no caso de Rourke, ele está tendo uma segunda chance em Hollywood. Nota: 8.

Melhor diálogo do filme:
- Merda! Eles não fazem músicas como se costumava fazer... (Randy 'The Ram' Robinson - Mickey Rourke)

- Os anos 80, cara! Foi a melhor coisa no mundo! (Cassidy - Marisa Tomei)

- Pode apostar, madame! Guns 'N' Roses são demais! (Randy)

- Motley Crue! (Cassidy)

- Yeah! (Randy)

- Def Leppard! (Cassidy)

- Então vem aquele bicha do Cobain e destrói tudo isso... (Randy)

O LUTADOR (The wrestler) - 2008 - Gênero: Drama - Direção: Darren Aronofsky // Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: