sexta-feira, 10 de abril de 2009

ACOSSADO (À BOUT DE SOUFFLE):
Toda vez que assisto a um clássico do cinema mundial fico feliz e ansiosa ao mesmo tempo. Feliz porque conheço um pouco mais da arte que mais mexe comigo. E ansiosa porque, como vou assistir a um clássico, tenho medo de não compreender toda a essência ou tudo aquilo que o diretor quis passar.

Acossado é um filme do diretor francês Jean-Luc Godard e, por isso, me amedrontava assistir. Mas quando vi pela primeira vez, senti que era uma tremenda bobagem minha. Afinal, o filme é simplíssimo! Não tem como não entender.

Ele conta a história de Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo), um jovem que vive de trapaças aqui e ali e de explorar amigos e mulheres. Ele se sente o próprio gangster, mas está longe de ser um. Ao roubar um carro, Michel acaba se metendo em confusão ao tentar fugir da Polícia. Ele mata um policial e foge. Vai para Paris para buscar um dinheiro que lhe devem e para encontrar a mulher que ama: a americana Patrícia (Jean Seberg). Ele pretende fugir com a amada para a Itália, mas primeiro precisa convencê-la.

Para quem conhece o estilo, Acossado é Nouvelle Vague puro, com cortes inesperados das cenas sem que este tipo de edição prejudique o decorrer da história. Ele também não deixa de ser uma história de amor. Afinal, Michel passa horas e horas em D.R. (Discussão de Relacionamento)com Patrícia. Esta, não tem certeza do seu amor pelo jovem francês. Sua indecisão acaba sendo um ponto crucial para a história de Michel.

Sem querer criticar um grande mestre, mas já criticando... Sinto uma ponta de revolta contra as mulheres em algumas partes do filme. Como se todas só pensassem em dinheiro e o amor ficasse em segundo plano. Poderia não ser nos anos 60, mas hoje isso é um clichezão enorme! Mas a gente perdoa o Godard... Nota: 9.

Melhor citação do filme: "É tarde demais para voltar atrás." (Patrícia Franchini - Jean Seberg)

ACOSSADO (À bout de souffle) - 1960 - Gênero: Drama - Direção: Jean-Luc Godard /// Jean-Paul Belmondo, Jean Seberg // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: