sexta-feira, 10 de abril de 2009

CHE - PARTE 1 (CHE, EL ARGENTINO):
Até mesmo o ser mais alienado do mundo conhece a imagem de Che Guevara. Esta pessoa pode até não ser um às em história mundial, mas é normal ver fotos do guerrilheiro argentino estampando de tudo: anúncias, camisetas, bonés, bottons, CDs etc. O irônico disso tudo é que a imagem de Che banalizou-se tanto que virou ícone daquilo pelo qual ele mais lutou: o imperialismo (da mídia, no caso).

O filme de Sodenberg traz um Ernesto Guevara (Benício Del Toro) mais cru. Em início de carreira como guerrilheiro. Mais precisamentem em 1956, quando ele, Raul Castro (Rodrigo Santoro) e Fidel Castro (Demián Bichir) planejavam tomar Cuba das mãos de Fulgêncio Batista e acabar com seu governo corrupto.

Che - parte 1 é quase como um documentário. Ele mostra o cotidiano dos guerrilheiros enquanto estão na frente de batalha em prol da revolução. Mostra os ideais de Guevara e o quanto ele se dedicou à tomada da ilha e aos seus comandados. Em alguns momentos, esta relação de Che com os guerrilheiros chega a ser engraçada. É como se ele fosse um pai tomando conta e educando os filhos menores.

Ao mesmo tempo em que traz a guerra pela tomada de Havana, o filme também mostra Che indo falar na tribuna da ONU. Isto é em outro momento, em 1962, quando Cuba já estava livre de Batista. O filme intercala os momentos da guerrilha com os de Che em Nova York.

Benicio Del Toro está ótimo como Che Guevara. Aliás, o filme é ótimo. Uma aula de história das Américas. Fiquei curiosa para ver a segunda parte. Mas há um porém. Ele não é um filme muito fácil de assistir. Para quem está acostumado com a atual linguagem dos filmes, com imagens rápidas e sem muito tempo para que o telespectador pense, Che - parte 1 não será agradável. Ele é bem lento. Por isso, muita gente vai achar chato. Mas para quem se interessa por história e por esse ícone latino-americano é uma ótima pedida. Nota: 08.

Melhor citação do filme: "O verdadeiro revolucionário é guiado por sentimentos de amor. Amor pela humanidade, justiça e verdade. É impossível pensar em um autêntico revolucionário sem essa qualidade." (Ernesto 'Che' Guevara - Benicio Del Toro)

CHE - PARTE 1 (Che, el argentino) - 2008 - Gênero: Drama biográfico - Direção: Steven Soderbergh /// Benício Del Toro, Demián Bichir, Rodrigo Santoro, Catalina Sandino Moreno // Imagem: Google Images.

Nenhum comentário: