sábado, 6 de setembro de 2003

MATRIX RELOADED (THE MATRIX RELOADED):

Para falar de Matrix eu tenho que ir com muita calma. Afinal de contas, este é um dos filmes mais aclamados dos últimos anos. A Trilogia Matrix é para o público de hoje o que a Trilogia Star Wars foi para o público dos anos 80.
Acho que Matrix tem um visual maravilhoso, um roteiro inovador, idéias conspiratórias muito maneiras, uma direção que beira a perfeição, atores em sintonia e efeitos especiais que deixaram muita gente com o queixo caído. É chover no molhado falar uma coisa dessas, mas depois dele, o cinema não foi mais o mesmo. O exemplo disso é que até hoje vemos muitos filmes "clonando" o efeito bullet time. Particularmente, acho Matrix um bom filme. E só não dou nota 10 por um detalhezinho mínimo... Bem micro mesmo... Às vezes um detalhezinho do tamanho de uma poeira estraga todo o filme pra mim. Mas não cabe mencioná-lo nesta crítica. Afinal, estamos falando aqui da aguardada parte 2.
Matrix Reloaded é mais fraco que o primeiro filme. Mas o que o faz ser um filme imperdível são as revelações e mistérios que ele traz. É o famoso "estamos no meio do caminho e não sabemos bem no que vai dar!". Afinal, só por ser a segunda parte de um fenômeno mundial, já garante qualquer tipo de audiência. Até do público que não gostou tanto assim do primeiro quer matar a curiosidade com a saga de Neo (Keanu Reeves) e sua gang.
Neste filme, o encontramos muito preocupado com uns pesadelos que anda tendo sobre a morte de Trinity (Carrie-Anne Moss). Eles, obviamente, estão vivendo seu caso de amor iniciado no primeiro filme. Enquanto isso, partem com Morpheus (Laurence Fishburne) para a cidade de Zion, onde as máquinas sentinelas estão prestes a encontrar os rebeldes e exterminá-los. Neo vai ao encontro do Oráculo (Gloria Foster) e esta o aconselha a procurar o Chaveiro (Randall Duk Kim). Ele o ajudará a encontrar a fonte da Matrix para evitar a destruição de Zion. Durante a busca ao Chaveiro, Neo e seus seguidores enfrentam grandes desafios, como sempre. Destaque para o Agente Smith (Hugo Weaving), agora em versão "unplugged" da Matrix e com poder de se multiplicar.
Matrix Reloaded cumpre seu papel de segundo filme da trilogia. Ele mostra um caminho, mas não estamos bem certos do que poderá acontecer. Isso faz com que as portas para o último filme sejam abertas. É como em Star Wars - O Império Contra-ataca. Aliás, não é só nisso (e no fato de serem trilogias) que Matrix e SW se parecem. Podem me chamar de saudosista, mas algumas cenas de Matrix Reloaded me fizeram lembrar de Star Wars. Por exemplo: na hora em que o Conselho de Zion se reúne para aprovar ou não a proposta de Morpheos - não vou contar tudo pq senão perde a graça pra quem não viu. Aquele conselho me lembrou tanto o Conselho Jedi! Eu fiquei esperando aparecer o Obi Wan, o Anakin, Mace Windu e o Yoda! *ok, eu sou uma nerd assumida!* :-)
Esta segunda parte é menos regular que a primeira. Revezam-se partes legais com partes bem monótonas. Como momentos legais, por exemplo, destaco as conversas que o Neo tem com o Oráculo, com o Arquiteto e com um dos conselheiros da cidade de Zion. Dá pra você "viajar" com a conversa sobre "lutar contra as máquinas, sendo que precisa-se delas para sobreviver". Quanto a momentos dispensáveis, destaco a "rave de Zion" e o fato do Neo voar como o Super-homem. Aliás, tem uma cena em que ele faz isso, que eu jurava que ia acontecer como na vez em que o Super-homem dá várias voltas ao redor da Terra, bem rápido e ao contrário da rotação, para salvar a Lois Lane! *nerd! nerd! nerd!* :-)))
Mesmo não tendo me empolgado tanto com a estréia de Matrix Reloaded como me empolguei com a estréia de Matrix, pretendo ver a última parte, que vai sair agora em novembro. É o tipo de coisa que se tornou imperdível devido a força de seu marketing. E além disso, tô louca pra ver onde todas estas "teses conspiratórias" dos irmãos Wachowski vão dar... Nota: 7.
Melhor cena do filme: A conversa do Arquiteto (Helmuti Bakaitis) com Neo (Keanu Reeves)
Melhor texto do filme: "Eu te matei, Sr. Anderson. Eu assisti você morrer... com uma certa satisfação, obviamente. Então algo aconteceu. Algo que eu sabia ser impossível, mas mesmo assim aconteceu." (Agent Smith - Hugo Weaving)
MATRIX RELOADED (The Matrix reloaded) - 2003 - Gênero: Ficção Científica - Direção: Andy Wachowski e Larry Wachowski // Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Matt McColm, Jada Pinkett Smith, Monica Bellucci, Lambert Wilson, Gloria Foster, Helmuti Bakaitis, Randall Duk Kim, Adrian Rayment, Neil Rayment, Ian Bliss.

Nenhum comentário: