quarta-feira, 3 de setembro de 2003


CONSPIRAÇÃO (CONSPIRACY):
Este filme foi produzido para a televisão pela HBO e ganhou muitos prêmios. Também pudera... O filme é realmente muito bom e os atores souberam interpretar direitinho o que se exigia. Conspiração é baseado em um fato real. Infelizmente...
Ele retrata uma reunião em 1942 entre líderes da SS e nazistas para determinar o destino dos judeus europeus. Esta reunião aconteceu em local escondido e era secretíssima. Todos os participantes deviam se livrar dos documentos e anotações que fizessem. Mas como sempre existe alguém para desobedecer... É por isso que hoje sabemos que ela aconteceu.
O filme começa com a preparação da mansão para a tal reunião e com a chegada dos convidados. Acho que ele tem mais ou menos a mesma duração da reunião real. O que foi uma escolha muito feliz do diretor, pois quem assiste pode sentir o "clima", sem cortes e mudanças bruscas de cenário. O que temos ali é uma reunião comum, com discussões, discordâncias, brincadeirinhas, pausa para o cafezinho etc. Mas infelizmente esta reunião era para dar o aval para o extermínio de pessoas inocentes, apenas por causa de preconceitos bobos e idéias doentias.
Os atores deram o tom correto para seus personagens. Todos eles muito frios, como se estivessem decidindo coisas banais e não a liberação de uma carnificina horrorosa. Ponto pra eles; tristeza para a humanidade. E a direção apenas seguiu os diálogos sem maiores firulas. Mas isto não quer dizer que a direção foi ruim. Eu acho que ela também estava no ponto certo, igual a um mero espectador.
Como antibelicista ferrenha, gosto de assistir a filmes deste tipo. Fico indignada com a capacidade humana de chegar tão baixo e ainda se intitular mais inteligente que os animais. Vejo filmes sobre guerras, o holocausto e racismo só para me lembrar o quanto o ser humano pode ser ruim com seus semelhantes. E no futuro, colocarei meus filhos para assistirem isso também. Assim, eles aprenderão sobre a vida. E com certeza Conspiração será mais do que recomendado a eles. Nota: 8.
Um dos diálogos mais horríveis do filme: "Evacuação para onde?" (Hofmann - Nicholas Woodeson)



"Vamos deixar esta conversa para depois..." (Heydrich - Keneth Branagh)



"Pro inferno, eu espero!" (Klopfer - Ian McNeice)



"Muitos já estão por lá..." (Lange - Barnaby Kay)



"Mas será que eles têm um 'inferno'?" (Luther: Kevin McNally)



"Agora eles têm... Nós providenciamos isso." (Heydrich)
CONSPIRAÇÃO (COSNPIRACY) - 2001 - Gênero: Drama - Direção: Frank Pierson // Stanley Tucci, Keneth Branagh, Nicholas Woodeson, Ian McNeice, Barnaby Kay, Kevin McNally.

Nenhum comentário: