quarta-feira, 3 de setembro de 2003

TUDO SOBRE MINHA MÃE (TODO SOBRE MI MADRE):

Manuela (Cecilia Roth) é uma enfermeira que trabalha em prol dos transplantes de órgãos. É mãe solteira e seu filho, Estéban (Eloy Azorín), está prestes a fazer 17 anos. O garoto quer ser escritor e tem muita curiosidade em saber quem é seu pai. Mas Manuela prefere manter isto em segredo. No dia em que Estéban completa 17 anos, Manuela e ele vão ao teatro para comemorar. Estéban é fã da atriz principal, Huma Rojo (Marisa Paredes), e pretende pegar um autógrafo no fim do espetáculo. Mas quando tenta falar com a atriz, ela não lhe dá atenção. Estéban corre atrás de seu carro e nesta hora ele é atropelado e morre. Manuela fica desesperada, abandona tudo e vai para Barcelona para avisar o pai do menino de seu falecimento. E o mais curioso é que este é um travesti de nome Lola (Toni Cantó). Em sua busca ela vai conhecendo e reencontrando pessoas, como a travesti Agrado (Antonia San Juan), que também conheceu Lola. Agrado apresenta Manuela à freira Maria Rosa (Penélope Cruz), que está de partida para El Salvador. E, surpresa das surpresas, Manuela acaba conhecendo Huma Rojo e passa até a trabalhar para ela. Todas estas pessoas, nem é necessário dizer, vivem conflitos pessoais que parecem sem solução.
O filme é de uma delicadeza singular. Todo bem construído... O foco fica todo em Manuela, interpretada maravilhosamente por Cecilia Roth. Como perdeu seu filho, Manuela acaba abraçando a todas as pessoas que conhece após o acidente com Estéban como seus filhos. Ela é a grande mãezona, que muda a vida de todos. Vai ajudando a resolver os problemas dos envolvidos na história. Uma história bonita e cativante.
Dedico agora o fim desta crítica a Pedro Almodóvar. Costumo encará-lo como o "Joãozinho Trinta da Espanha". Os filmes do diretor possuem um colorido, um figurino que se aproxima muito do carnavalesco. Ambos beiram o brega, mas o "brega-chique". As histórias de Almodóver são sempre muito passionais. É um amor sem limites e sem moral até! Só mesmo os latinos e os espanhóis para viverem o amor desta forma, não é? Almodóvar não chega a ser meu diretor preferido, mas sempre que sai algum filme seu, tento assistir.
Tudo sobre minha mãe é um filme lindo e todo o elenco está muito bem, exceto a sem sal Penélope Cruz, que continua muito chatinha como sempre... O resto está de parabéns. E Almodóvar mereceu todos os prêmios q ganhou com o filme. Com certeza vai entrar pra minha lista de melhores filmes do diretor. Só não conseguiu desbancar o meu preferido: Ata-me! Nota: 7.
Melhor frase do filme: "Eu não sou uma vagabunda! Eu transei muitas vezes por aí, mas eu não sou uma vagabunda." (Manuela - Cecilia Roth) *clap, clap, clap*
TUDO SOBRE MINHA MÃE (TODO SOBRE MI MADRE) - 1999 - Gênero: Drama - Direção: Pedro Almodóvar // Cecilia Roth, Penelope Cruz, Eloy Azorín, Toni Cantó, Antonia San Juan, Marisa Paredes, Candela Peña.

Nenhum comentário: