sábado, 6 de setembro de 2003


TIROS EM COLUMBINE (BOWLING FOR COLUMBINE):
Confesso que não assisto muito a documentários. Algumas vezes por falta de oportunidade, outras por puro preconceito mesmo... Eu sei que não conheço muito para falar, mas documentários sempre me deram a impressão de serem reportagens chatíssimas sobre assuntos sérios. Quando vi Michael Moore no Oscar sendo vaiado por ter a mesma opinião antibelicista que eu (ou seja, nós "odiamos" Mr. Bush Jr.), me bateu uma vontade louca de assistir ao seu trabalho. Ainda bem que eu tive essa vontade! Do contrário, perderia uma obra surpreendente, reveladora, cômica e até mesmo assustadora sobre os cidadãos americanos pró armamento.
O documentário é excelente! Desde a escolha da trilha sonora aos créditos finais. Michael Moore narra todo o filme e interage com algumas pessoas que aparecem nas entrevistas. Temos Charlton Heston, que foi enganado por Moore para conseguir a entrevista. Temos Marilyn Manson e Matt Stone, por exemplo. E Michael Moore se sente à vontade no documentário. Ele me lembra um pouco o Jô Soares em início de carreira como entrevistador.
Tiros em Columbine tem partes engraçadas, outras chocantes, outras curiosas. Muitas vezes me peguei de queixo caído com entrevistas com americanos que defendem o uso das armas, sem perceber que o perigo são eles próprios. É só pensar no ponto departida para o próprio documentário: Dois jovens que entraram em seu colégio armados e saíram atirando em todo mundo. Acho que já temos argumentos suficientes aqui.
Embora muitas vezes Moore pareça querer um pouco de publicidade para si, como no momento em que vai até uma loja de departamentos com sobreviventes do ataque ao colégio Columbine, no fundo ele só quer mostrar o quanto absurda e ridícula é a situação da violência americana. Através de pesquisas ele vai mostrando que a violência americana não é resultado da violência na TV, por exemplo. Afinal, muitos países europeus e o Japão consomem esta programação e os números da violência contra o indivíduo não chega nem perto da americana.
Ah! Prestem atenção no caso do Canadá! Até eu fiquei querendo me mudar pra lá urgente!
Por isso e por muito mais, sugiro a todos que assistam Tiros em Columbine. Principalmente os estudantes. As escolas deveriam até adotá-lo como material acadêmico. Afinal de contas tem muita gente por aí que gosta de imitar o que vem de fora. Vide aquele estudante de medicina que atirou dentro de um cinema em SP há alguns anos.
Agora, só me falta ler o livro do Michael Moore, "Stupid White Men", que já está aguardando na minha pilha de livros! E, claro, assistir a mais documentários! Nota: 10.
Melhor frase do filme : "Obrigado por não atirar em mim!" (Michael Moore diz a um canadense, após invadir sua casa.)
TIROS EM COLUMBINE (Bowling for Columbine) - 2002 - Gênero: Documentário - Direção: Michael Moore // Michael Moore, Charlton Heston, Marilyn Manson, Matt Stone.

Nenhum comentário: