quarta-feira, 20 de agosto de 2003

CHOCOLATE (CHOCOLAT):

Às vezes eu me pergunto qual o critério da Academia para escolher os filmes que concorrerão ao Oscar de melhor filme. Chocolate é um que não consigo compreender. Ok, é uma historinha legalzinha. Mas está loooooooooonge de ser um filme maravilhoso. Muito, muito longe. Acho que a Miramax forçou uma barra enorme para colocá-lo lá. Ok, temos Juliette Binoche que é maravilhosa sem dúvida. E tem o Johnny Depp, que admiro por sua beleza e por seu talento. Mas eles não foram capazes de segurar o filme. Achei Chocolate extremamente chato até! Ainda bem que não fui ver no cinema... Só vi agora na TVA.
A história é a seguinte: Durante os anos 60, uma mãe solteira, Vianne Rocher (Juliette Binoche), e sua filha Anouk (Victoire Thivisol) se mudam para uma cidade pequena e conservadora da França. Ela aluga uma loja e passa a vender e produzir chocolates caseiros. As receitas são de sua mãe cigana e tem o poder de mudar as vidas das pessoas. Mas a própria vida de Vianne na cidade não é fácil. As pessoas tem preconceito por ela ser mãe solteira. E devido as ordens do Comte de Reynaud (Alfred Molina), o "prefeito" da cidade, todos os habitantes não falam com ela e não compram seus chocolates. O Comte é muito rígido e religioso. Mas algumas pessoas desobedecem essa ordem e tem suas vidas modificadas pela nova amiga.
O filme trata de preconceito. Da mania que as pessoas tem de julgar os outros só porque este é diferente na forma de pensar ou agir. Johnny Depp faz uma ponta praticamente. E está supercanastrão. Mas atenção! Isto não quer dizer que ele está ruim no papel do cigano Roux. Faz parte do papel ser canastrão.
Filminho muito bobinho e água com açúcar... Quem perdeu não precisa se preocupar... Nota: 5.
Melhor frase do filme: "Eu acho que nós não podemos sair por aí medindo nossa bondade pelas coisas que não fizemos." (Père Henri - Hugh O'Conor)
CHOCOLATE (Chocolat) - 2000 - Gênero: Romance - Direção: Lasse Hallström // Juliette Binoche, Johnny Depp, Alfred Molina, Carrie Anne-Moss, Aurelien Parent-Koenig, Judi Dench, Victoire Thivisol, Hugh O'Conor.

Nenhum comentário: