sexta-feira, 1 de agosto de 2003

CHICAGO (CHICAGO):

Chicago, anos 20. O Showbusiness estampa capas de jornais e revistas. Pessoas fazem qualquer coisa para aparecer. Desta premissa se dá a história de Chicago.
Roxie Hart (Reneé Zellweger) é uma dançarina em busca de fama. É casada com o apaixonado e inocente Amos Hart (John C. Reilly), mas mantém seus casinhos. Vai parar na cadeia por ter assassinado seu amante, que queria deixá-la. Na prisão conhece Velma Kelly (Catherine Zeta-Jones), uma estrela da época, que matou seu marido e sua irmã por eles estarem tendo um caso. Velma é destaque de todas as manchetes de jornais por isso. Roxie, ambiciosa, também quer alcançar esta fama. Além disso, ela sabe q se as pessoas se compadecerem do seu caso, a ameaça de pena de morte não existirá mais. Aconselhada por 'Mama' Morton (Queen Latifah), a chefe da prisão feminina, Roxie procura os serviços do advogado Billy Flynn (Richard Gere), que jamais perde um caso. Ele transforma Roxie em estrela, fazendo com que todos a julguem inocente por seu crime. Enquanto isso Velma, que também é cliente de Billy, vai desaparecendo das páginas de jornal. É uma disputa de vaidades muito grande. E segundo sabemos, o mundo artístico continua assim... ;-)
Muita gente não gosta do gênero de filmes musicais. Eu gosto. E Chicago é um filme muito bom. Eu não esperava que fosse assim tão legal. Além das cenas musicais, que de forma alguma atrapalham o filme (só acrescentam), ele também é bem crítico. Fala de vários pontos muito atuais na nossa sociedade, como o sensacionalismo da imprensa, que transforma em heróis ou vilões pessoas desconhecidas. Tudo depende da "assessoria" dada a essa pessoa. Fala de egocentrismo, estrelismo, vaidade... Eu só não achei tão bom assim a ponto de ser o melhor filme do ano, segundo a Academia. É muito bom, mas... Melhor filme? Acho que não. Talvez a melhor trilha sonora... :-)
Mas fico feliz que o estilo musical esteja renascendo. Graças a Moulin Rouge, que deu uma sacudida no gênero, espero que outros se sigam. Nota: 8.
Melhor frase do filme: "Este julgamento... o mundo todo... Tudo é show business!" (Billy Flynn - Richard Gere)
CHICAGO (Chicago) - 2002 - Genero: Musical - Direçao: Rob Marshall // Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones, Richard Gere, Queen Latifah, John C. Reilly, Lucy Liu.

Nenhum comentário: